ECONOMIA

Exportações do agronegócio tem superávit recorde em fevereiro

Em meio a denúncias de exploração de trabalho escravo em vários estados, o agronegócio brasileiro encerrou o mês de fevereiro com superávit comercial de 8,56 bilhões de dólares
Por Gilson Camargo / Publicado em 15 de março de 2023

Foto: Orlando Kissner/ ANPr/ Divulgação

Superávit do setor compensa um déficit de 5,3 bilhões de dólares dos demais setores da economia, diz Ipea

Foto: Orlando Kissner/ ANPr/ Divulgação

O resultado compensa o déficit 5,73 bilhões de dólares dos demais setores da economia e contribuindo para um resultado da balança comercial total positivo em 2,83 bilhões de dólares, de acordo com a análise de conjuntura publicada nesta quarta-feira, 15, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

“Apesar de positivo, o saldo do agronegócio apresentou mês passado queda de 7,3% ante o mesmo mês do ano anterior, resultado da queda de 5,7% nas exportações e da alta de 5,6% nas importações no mesmo período”, avalia o comunicado assinado pelos economistas Ana Cecília Kreter, Diego Ferreira, Guilherme Bastos Filho, Antônio Florido e Jose Ronaldo Souza Jr.

Para os demais setores, a queda nas exportações em fevereiro foi mais expressiva que nas importações – 18,1% e 7,0%, respectivamente – e o saldo, que já havia sido negativo em 2022, apresentou nova queda este ano, fechando o mês 24,5% menor, constatam.

Superávit Acumulado

Arte: Ipea/ Divulgação

Arte: Ipea/ Divulgação

No acumulado dos doze meses, o superávit comercial do agronegócio somou 141,96 bilhões de dólares, valor 26,2% maior que em igual período dos doze meses anteriores.

Esse desempenho é o resultado de 159,69 bilhões de dólares de exportações, o que representa um crescimento de 24,9% ante igual período anterior, e 17,73 bilhões de dólares de importações, que cresceram 15,6%.

O déficit comercial apresentado pelos demais setores da economia no mesmo período, de 79,90 bilhões de dólares, ficou mais acentuado em relação ao ano passado. Em 2022, a queda atingiu 66,1%. E é devido à expressiva alta de 19,4% do valor das importações em relação ao das exportações (5,8%).

No total da economia, a balança comercial brasileira dos doze últimos meses acumula superávit de 62,06 bilhões de dólares, valor abaixo do observado em igual período dos doze meses anteriores.

O déficit dos demais setores da economia foi compensado parcialmente pelo aumento do superávit do agronegócio.

Trabalho escravo

Em fevereiro, setores do agronegócio foram alvo de operações do Ministério Público do Trabalho (MPT) no Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Ceará.

De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego, foram resgatadas 523 vítimas de trabalho escravo que eram mantidas em cultivos ligados ao agronegócio.

Em Bento Gonçalves (RS), foram 270 trabalhadores submetidos a condições degradantes na produção na colheita da uva para as vinícolas Aurora, Garibaldi e Salton. Confira a cobertura do Extra Classe.

Comentários