EDUCAÇÃO

Propaganda enganosa do agronegócio é capa da Textual

Da redação / Publicado em 11 de dezembro de 2017

Propaganda enganosa do agronegócio é capa da Textual

Not available

Not available

A segunda edição do ano da Revista Textual, publicação do Sinpro/RS, em circulação desde novembro, traz ensaio de capa sobre a propaganda exagerada pró-agronegócio por parte da mídia brasileira, em grande parte financiada por esse setor. Segundo o professor Paulo Brack da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), autor do texto, o agrobusiness é visto como “locomotiva da economia”, porém integra o círculo vicioso das commodities e das monoculturas. Trata-se da apologia a um processo que encobre a concentração de terras, a degradação da natureza e o comprometimento do recurso água e da segurança alimentar da população.

Em outro ensaio, são discutidas as metamorfoses na relação capital e trabalho a partir das reformas trabalhistas no Brasil, bem como em outros lugares do mundo. Segundo o diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, o neoliberalismo induz profundas transformações no capitalismo ao submeter o sistema produtivo, os Estados, as relações sociais e todas as esferas da vida à lógica do capital financeiro, cujo objetivo é o máximo retorno no menor prazo.

Na editoria O professor e O Mundo da Escola, a assessora jurídica do Sinpro/RS, Cristina Batista Vargas, discorre sobre a garantia dos direitos rescisórios no ato da homologação, analisando a Reforma Trabalhista aprovada no Senado Federal no dia 13 de julho de 2017, que traz em seu conteúdo uma antiga reivindicação da classe patronal, a de excluir a assistência do sindicato no momento das rescisões contratuais. Na mesma editoria, a diretora do Sinpro/RS, Cecília Farias, faz um balanço dos dez anos do Núcleo de Apoio ao Professor (NAP) contra a violência, serviço que se consolidou na defesa do bem-estar dos professores no ambiente educacional.

Em Dinâmica do Meio Educacional, a educadora Sônia Ogiba (Ufrgs) escreve sobre os impactos do cenário de retrocesso no Plano Nacional de Educação (PNE), que completa três anos. A editoria também contém artigo do doutor em Educação Ocimar Munhoz Alavarse, da Faculdade de Educação da USP (Feusp), que faz um apanhado das debilidades do Ensino a Distância no Brasil baseado na legislação vigente e seus reflexos em todos os níveis de ensino.

A Revista Textual é distribuída aos associados e pode ser acessada na íntegra em PDF no site do Sindicato (www.sinprors.org.br/textual).

Comentários