EDUCAÇÃO

Professores da Uergs aprovam proposta para Acordo Coletivo

Da Redação / Publicado em 10 de julho de 2018
Acordo foi negociado por quatro meses. Professores lutaram por recuperação de perdas

Foto: Igor Sperotto

Acordo foi negociado por quatro meses. Professores lutaram por recuperação de perdas

Foto: Igor Sperotto

Em Assembleia realizada em junho, em Porto Alegre, os docentes da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) aprovaram a proposta negociada com o governo do Estado para o Acordo Coletivo 2018/2019. Entre os pontos, destaca-se o reajuste salarial de 4,12%, sendo 1,81% retroativo a março e 2,31% em agosto, repondo perdas salarias já reconhecidas pelo governo. A data-base da categoria é 1º de março.

O documento prevê ainda o reajuste do auxílio-refeição, atualização da cláusula de abono de faltas, em casos específicos e listados, definição da data do feriado em comemoração ao Dia do Professor, compensação e pagamento de horas extras, além de mudanças nas cláusulas de planos de saúde, licença-paternidade em casos de adoção e reconhecimento de uniões estáveis para casais homoafetivos.

A proposta para o Acordo foi construída pelo Sinpro/RS, Associação dos Docentes da Uergs (Aduergs) e uma comissão de negociação, formada por professores da instituição. “A negociação foi marcada pela resistência dos docentes que durante quatro meses com responsabilidade, clareza e determinação lutaram pela integralização das perdas históricas. Esse processo fortalece ainda mais a defesa da Uergs pública e de qualidade”, destaca Amarildo Cenci, diretor do Sinpro/RS.

A íntegra do documento pode ser acessada no site do Sinpro/RS (www.sinprors.org.br). Também está na íntegra no aplicativo do Sindicato, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais Google Play e Apple Store.

Comentários