EDUCAÇÃO

STF dá 15 dias para ministro da Educação explicar ofensas à UNE

Em novembro, Weintraub classificou a União Nacional dos Estudantes como "máfia", ao anunciar a carteira estudantil eletrônica
Da Redação / Publicado em 8 de janeiro de 2020

STF dá 15 dias para Weintraub se explicar sobre ofensas à UNE

Foto: Reprodução/Web

Foto: Reprodução/Web

Nesta quarta-feira, 8, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, notificou o ministro da Educação, Abraham Weintraub, para que preste esclarecimentos sobre ofensas à União Nacional dos Estudantes (UNE). Em sua decisão, Toffoli estabeleceu um prazo de 15 dias para que Weintraub se explique sobre suas afirmações em redes sociais e eventos a respeito da UNE.

O STF responde à interpelação judicial da UNE junto ao Supremo por conta de diversos episódios nos quais o Ministro da Educação teria demonstrado, segundo a entidade, “postura notadamente agressiva contra entidades estudantis”.

Weintraub, em novembro passado, quando  anunciou a data de lançamento da  Id Estudantil pelo  Ministério da Educação (MEC) chamou a UNE de “máfia”. E completou: “por que algumas pessoas são contra a carteirinha digital? Porque a UNE ganha R$ 500 milhões por ano fazendo isso. A gente vai quebrar mais uma das máfias do Brasil, tirar R$500 milhões das mãos da tigrada da UNE.”

A entidade argumenta que a classificação da entidade como uma “máfia” é um “delito contra a honra”. No pedido à Corte, a UNE menciona ainda publicação de Weintraub no Twitter: “Desespero da UNE! Fim da mamata! Mas, tenham compaixão. Enviem sugestões para a UNE sair dessa (comuna adora grana/vida fácil). Segue a minha: ARTESANATO. Grupos de trabalho (experiência nova) fariam cachimbos de epóxi decorados (duendes, dragões). Mas não podem testar antes”.

Comentários