EDUCAÇÃO

O Prêmio Educação do ano da pandemia terá edição especial nesta quinta-feira

Em 2020 a premiação ganha novo formato e os ganhadores serão conhecidos neste 15 de outubro em live com show musical e exibição de um minidocumentário em homenagem à atuação dos professores na pandemia
Por César Fraga / Publicado em 14 de outubro de 2020

Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

Neste 15 de outubro, às 20 horas, o Prêmio Educação, promovido pelo Sindicato dos Professores do Ensino Privado (Sinpro/RS), chega à sua 23ª edição, quando se saberá em cerimônia on-line os nomes dos vencedores deste ano.

De acordo com Margot Andras, diretora do Sindicato e coordenadora do evento, neste ano o Prêmio Educação terá uma edição especial e bem diferente das anteriores. A começar pela cerimônia de entrega, que será transmitida por meio de live e que contará também com a exibição de uma peça audiovisual e um número musical, além da revelação dos premiados – nas edições anteriores já eram anunciados com antecedência.

MUDANÇAS – “Nos anos anteriores, os homenageados foram escolhidos em categorias profissional, instituição e projeto. Em 2020 teremos apenas uma categoria e um maior número de laureados. O Prêmio Educação nunca foi um prêmio em dinheiro, mas sim uma homenagem e um reconhecimento. Nesse aspecto, ele se mantém igual”, acrescenta Margot.

“O ano da pandemia, em que nossa forma de atuar na educação foi diferente, pautou diferenças também em nosso evento, que terá de ser especial, renovador e resistente, quanto ao momento em que vivemos. Sempre lembrando que ocorrerá, como de costume, na semana de comemoração do Dia do Professor”, observa a diretora.

I

APRESENTAÇÃO MUSICAL: Nina Fola fará performance solo com tambores afro-gaúchos (sopapo e ilú) e berimbau. Também cantará músicas autorais e interpretará obras do cancioneiro popular

Foto: Sany Brasil/ Divulgação

APRESENTAÇÃO MUSICAL: Nina Fola fará performance solo com tambores afro-gaúchos (sopapo e ilú) e berimbau. Também cantará músicas autorais e interpretará obras do cancioneiro popular

Foto: Sany Brasil/ Divulgação

INDICADOS – Segundo Margot, as indicações já estão ocorrendo a cada contato feito ao Sindicato. Os indicados serão notificados até dia 13 de outubro e conhecidos durante a cerimônia de premiação.

No dia da entrega dos prêmios, a atuação dos professores da rede privada do RS no ano da pandemia será contada por meio de um filme em minidocumentário, produzido a pedido do Sinpro/RS especialmente para o evento. “Desde julho está sendo feito um estudo a partir de depoimentos para contar essa história”, detalha a organizadora. Foram utilizados e-mails, relatos e depoimentos sobre as diferentes realidades encontradas pelos profissionais ao longo da pandemia.

“As dificuldades, o excesso de trabalho, a adaptação às plataformas, as alegrias, as angústias, o trabalho remoto, os desafios, a reinvenção, as vitórias, as aprendizagens diante de uma nova realidade, tudo está lá de forma sintética para tentar contar um pouco dessa história”, conta.

HISTÓRIA – O Prêmio Educação foi instituído pelo Sinpro/RS em 1998, com o objetivo de estimular e valorizar profissionais, instituições e projetos comprometidos com o ensino de qualidade e com a construção da cidadania. Nos últimos anos, foram laureados 22 profissionais, 25 projetos e 22 instituições, além de menções honrosas em ocasiões especiais.

 

Minidocumentário sobre a realidade dos professores na pandemia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A peça criada pelo publicitário Fernando Waschburger, da agência D3 Comunicação, tem 5 minutos de duração e buscou sintetizar as vivências dos docentes do ensino privado ao longo da pandemia.

“O objetivo é reconhecer o valor e o trabalho dos professores durante  essa crise sanitária. Inclusive, parte de uma ideia síntese, que é a seguinte: a pandemia, que parou o mundo, não parou os professores”, revela Waschburger. Segundo ele, o roteiro e todas as cenas se basearam em depoimentos reais e situações vividas e relatadas pelos docentes ao Sindicato.

“Quem é profissional da educação tem um compromisso com os estudantes e esse compromisso foi honrado durante a pandemia.  Procuramos, de forma não apelativa, nem piegas, nem cheia de heroismos prestar uma homenagem aos professores. Assim como se fizeram várias homenagens para a atuação de diversos profissionais ao longo da pandemia, todas merecidas, agora chega a vez dos professores e professoras”, conclui.

Comentários