EDUCAÇÃO

Mais um ano de polêmica no Enem: demissões coletivas no Inep

29 coordenadores do Enem anunciam demissão coletiva nesta segunda-feira, 8, às vésperas das provas, marcadas para os próximos dias 21 e 28, e denunciam má gestão no órgão
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 8 de novembro de 2021

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Foto: Pillar Pedreira/Agência Senado

Faltando 13 dias para o início do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), 29 coordenadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) pediram exoneração nesta segunda-feira, 8, denunciando má gestão no órgão. Do total desses gestores, 27 trabalhavam diretamente na área de gestão e tecnologia do Inep, diretamente ligados ao Enem.

O pedido de demissão coletiva foi a maneira encontrada pelos servidores para pressionar a saída de Danilo Dupas da presidência da instituição. Fontes de Brasília informam que ele ainda está na posição por causa de sua relação pessoal com o ministro da Educação, o pastor Milton Ribeiro.

Ao todo, considerando duas renúncias anunciadas na semana passada, o Inep já registra 31 profissionais que debandaram em protesto ao que chamam de “má gestão” do instituto. Foram os casos de Eduardo Carvalho, coordenador de Exames para Certificação, e Hélio Junio Rocha Morais, coordenador da Logística da Aplicação, que também tinha atribuição de fiscal de contratos.

Carvalho e Morais também eram responsáveis por procedimentos de outras provas além do Enem. Entre eles, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

Ofício

Os servidores enviaram à diretoria do Inep um ofício relatando que “considerando a situação sistêmica do órgão e a fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima do Inep”, solicitam a dispensa do cargo em comissão ou função comissionada que ocupavam.

“Não se trata de posição ideológica ou de cunho sindical. A despeito das dificuldades relatadas, reafirmamos o compromisso com a sociedade de manter o empenho com as atividades técnicas relacionadas às metas institucionais estabelecidas em 2021”.

No órgão também há relatos de que os profissionais eram vítimas de assédio moral e intimidação. O Enem está marcado para ocorrer entre os dias 21 e 28 de novembro.

Comentários