MOVIMENTO

LGBTs são preteridos no mercado de trabalho

Conforme levantamento, cerca de 20% das empresas não contratam gays, lésbicas, travestis e transexuais em razão da sua orientação sexual
César Fraga* / Publicado em 13 de novembro de 2018
I Encontro Nacional LGBT da CUT discute LGBTfobia e acesso ao mercado de trabalho

Foto: CUT/Divulgação

I Encontro Nacional LGBT da CUT discute LGBTfobia e acesso ao mercado de trabalho

Foto: CUT/Divulgação

Iniciou na segunda-feira, 12, e encerra nesta terça-feira, 13, o I Encontro Nacional LGBT da Central Única dos Trabalhadores (CUT), com o objetivo de debater a importância da resistência no combate à discriminação e a LGBTfobia e mercado de trabalho. O evento conta com representantes do coletivo nacional e estaduais LGBT, secretários de políticas sociais e direitos humanos das Centrais estaduais e representantes de confederações, entidades e sindicatos ligados à Central.

Dados levantados pela empresa de recrutamento e seleção Elancers foram apresentados durante o primeiro dia do  evento. Conforme estudo, cerca de 20% das empresas no Brasil não contratam gays, lésbicas, travestis e transexuais em razão da sua orientação sexual e de identidade de gênero. Outros 7% não contratariam homossexuais em nenhuma hipótese e 11% só contratariam se o candidato não ocupasse cargos de níveis superiores. Para o estudo foram entrevistados 10 mil empregadores em todo o Brasil.

A pesquisa foi apresentada por Ubirajara Caputo, técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Segundo ele, é enorme o desafio do movimento sindical para conseguir dados de pesquisas sobre a situação formal da população LGBT no mercado de trabalho, explicando que isso dificulta um diagnóstico mais concreto e a elaboração de propostas para resolver possíveis problemas. “E quando essas pessoas são contratadas, são colocadas nos bastidores, no caso, estamos falando das travestis e transexuais que são as primeiras que apanham e as últimas a serem ouvidas”, diz Caputo.

Os poucos postos no mundo do trabalho formal que as empresas permitem que sejam ocupados frequentemente por essa população estão entre os mais precarizados, como é o caso do telemarketing.

Essas dificuldades apontadas por Caputo são endossadas pela secretária nacional LGBT do PT, Janaína Oliveira. Negra e lésbica, Janaína lembra que o movimento sindical precisa estimular a pauta LGBT.

“Como os sindicatos podem contribuir conosco? É discutir esse meio de apoio concreto aos trabalhadores e trabalhadoras LGBT que são demitidos por falarem abertamente no ambiente de trabalho que são gays, lésbicas, travestis e transexuais”, diz Janaína.

Outro desafio do encontro é procurar entender como 29% dos LGBTs votaram a favor de um candidato de extrema direita, segundo pesquisa do Datafolha, disse Janaina se referindo a eleição de Jair Bolsonaro (PSL).

“O movimento LGBT na sua essência pouco debate a luta de classe.  As concepções de ideologias, não só o movimento sindical deixou de fazer, mas o movimento LGBT também”, reitera Janaína, que lembra ainda que as pessoas transexuais são as que mais sofrem com a retaliação no ambiente de trabalho.

Frente contra a LGBTfobia

Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT

Foto: Divulgação/CUT

Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT

Foto: Divulgação/CUT

Uma ação que tem ajudado a derrubar as barreiras é o trabalho é a resistência dos movimentos LGBT nos últimos anos, principalmente aqueles com foco na geração de emprego e de políticas públicas.

Jandyra Uehara, secretária nacional de Políticas Sociais e Direitos Humanos da CUT, defende que travestis e transexuais estejam no centro do debate no movimento sindical diante do governo de Jair Bolsonaro.

“Se nós não estivermos organizados, não teremos aqui representadas a população de travestis e transexuais. O que vamos buscar aqui é debater essa situação LGBT no mundo do trabalho”. De acordo com a dirigente, os LGBTs correm risco com o governo Bolsonaro que “vai trabalhar para reduzir as liberdades democráticas da sociedade brasileira”. “Vai incentivar uma cultura de violência nas relações sociais como repressão para impor as suas políticas”, diz Jandyra.

O 1º Encontro Nacional LGBT da CUT é abordar o crescimento do ódio, estimulado por um governo de extrema direita, debater o desemprego e a precarização decorrente as reformas de Michel Temer (MDB) que levou milhões de trabalhadores para a informalidade, afetando também a população LGBT, e o desafio do movimento sindical diante da conjuntura que tem deixado às chamadas minorias com medo de agressão, violência, discriminação e repressão.

*Com informações da CUT e delegação do Sinpro/RS que participa do evento.

Comentários