GERAL

Vândalos tentam derrubar quarta torre de transmissão de energia elétrica

Criminosos queriam derrubar torre de transmissão que atendia mais de 390 mil habitantes no interior de São Paulo
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 13 de janeiro de 2023

Vândalos tentam derrubar quarta torre de transmissão

Foto: Agência Brasil/Arquivo

Foto: Agência Brasil/Arquivo


Tentativa de derrubada de mais uma torre de transmissão de energia por vândalos aconteceu nessa quinta-feira, 12, em Rio das Pedras, município da região de Piracicaba, interior de São Paulo.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel)informou que o ato criminoso foi detectado às 14h27 e notificado ao Ministério de Minas e Energia (MME) e autoridades de segurança.

Segundo a Aneel, “não houve dano significativo nas instalações de transmissão e não ocorreu interrupção do fornecimento de transmissão de energia”.

A torre que é operada pela empresa Taesa apresentou, segundo autoridades, “claras evidências” de vandalismo com o objetivo de a derrubar. Ela transporta energia em alta voltagem para as cidades de Assis e Sumaré, também do interior paulista.

Apesar da retirada de elementos para a sustentação da torre, ela acabou não caindo como outras duas que sofreram ataques no último fim de semana. A Taesa está reparando o equipamento.

Entre a tarde de domingo, 8, e a madrugada de segunda-feira, 9, três torres de transmissão de energia foram derrubadas. Uma no Paraná e duas em Rondônia.

Em outras três no Paraná, sinais apontavam “sabotagem” e “vandalismo”. Todos as ocorrências se deram horas após as invasões às sedes dos Três Poderes em Brasília.

Comentários