JUSTIÇA

Queiroz é preso em casa de advogado da família Bolsonaro

A ação da Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandado do Ministério Público do Rio de Janeiro e ocorreu nesta quinta-feira, 18, em Atibaia, interior do estado paulista
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 18 de junho de 2020
Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz: esquema de divisão de salários, movimentações atípicas, contas-laranja e envolvimento com milícias

Foto: Reprodução

Flávio Bolsonaro e Fabrício Queiroz: esquema de divisão de salários, movimentações atípicas, contas-laranja e envolvimento com milícias

Foto: Reprodução

O ex-assessor legislativo de Flávio Bolsonaro, Fabrício Queiroz foi preso na manhã desta quinta-feira, 18, pela Polícia Civil de São Paulo e Ministério Público de São Paulo (MP-SP). A ação cumpriu mandado do Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) e aconteceu em Atibaia, interior do Estado.

Queiroz estava em um imóvel do advogado Fred Wassef. Wassef trabalha para o presidente Jair Bolsonaro e seu filho Flávio, atualmente senador da República.

Fabrício Queiroz está sob olhares do MP fluminense do Rio desde que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) identificou movimentações milionárias incompatíveis com sua renda no período de um ano. Queiroz é policial militar aposentado e íntimo do clã Bolsonaro desde a década de 1980.

Ele operava saques em dinheiro vivo em dias próximos ao pagamento dos servidores da Assembleia Legislativa do Rio e, segundo suspeitas, repassava para o seu então chefe, Flavio, em um esquema conhecido como rachadinha.

Na ocasião, Queiroz disse que recebia parte de salário dos colegas de gabinete para fazer o pagamento de assessores informais do então deputado federal carioca.

Operação surpresa, celulares e documentos

Na operação realizada pelo Departamento de Operações Especiais da Polícia Civil e do MP de São Paulo foram apreendidos dois aparelhos de celular e muitos documentos que estavam sendo guardados por Queiroz.

Como o ex-assesor de Flávio Bolsonaro tinha experiência policial, os investigadores paulistas utilizaram métodos de elemento surpresa. Uma das portas da casa do advogado da família Bolsonaro chegou a ser arrombada para que Queiroz fosse detido ainda dormindo.

O MP-RJ divulgou nota sobre a ação. Batizada de “Operação Anjo”, ela ainda cumpriu outras medidas cautelares autorizadas pela Justiça.

“Contra outros suspeitos de participação no esquema, o MP-RJ obteve na Justiça a decretação de medidas cautelares que incluem busca e apreensão, afastamento da função pública, o comparecimento mensal em Juízo e a proibição de contato com testemunhas. São eles o servidor da Alerj Matheus Azeredo Coutinho; os ex-funcionários da casa legislativa Luiza Paes Souza e Alessandra Esteve Marins; e o advogado Luis Gustavo Botto Maia”.

Advogado discreto

Foto: Reprodução Globo News

Advogado Frederick Wassef

Foto: Reprodução Globo News

A estimativa dos agentes é que Queiroz estava hospedado na casa de Fred Wassef há pelo menos uma ano. Em recente entrevista a jornalista Andreia Sadi, o advogado que disse não trabalhar para o ex-policial ainda afirmou que desconhecia o seu paradeiro.

Ontem, 17, Wassef esteve presente na posse do novo ministro da Comunicação, Fábio Faria.

Indagado pela própria Andreia Sadi na mesma entrevista porque seu nome não figurava em processos de até então maiores relevâncias, ele disse: “Toda a vida eu sou uma cara discreto. Não gosto de fama, nem de holofote”.

Comentários