MOVIMENTO

MST inicia colheita do arroz orgânico no Rio Grande do Sul

A produção abrange 14 assentamentos da Reforma Agrária em 11 municípios gaúchos. Expectativa é colher mais de 15 mil toneladas nesta safra
Da Redação / Publicado em 27 de fevereiro de 2020
Segundo dados do Irga, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra está na posição de maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Foto: Divulgação MST

Segundo dados do Irga, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra está na posição de maior produtor de arroz orgânico da América Latina.

Foto: Divulgação MST

A colheita do arroz orgânico da safra 2019/2020 no RS iniciou no sábado, 22, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, município da região Metropolitana de Porto Alegre. Somente no lote de André Oliveira da Luz e Neusa Amador da Luz, onde há 12 hectares de lavoura destinados ao plantio de arroz orgânico, a estimativa é colher 1.000 sacas.

Informações do Grupo Gestor do Arroz Agroecológico, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), mostram que a produção abrange 14 assentamentos da Reforma Agrária situados em 11 municípios gaúchos.

Segundo o MST, serão colhidos mais de 300 mil sacas do alimento, numa área total de 3.215 hectares. O cultivo, que ocorre em sistema pré-germinado, é de 364 famílias.

Esses dados colocam o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra na posição de maior produtor de arroz orgânico da América Latina, conforme o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga).

De acordo com o Grupo Gestor, a região Metropolitana produz a maior parte do arroz livre de agrotóxico do MST. O Assentamento Filhos de Sepé tem a maior área plantada – 1.150 hectares – e 124 famílias envolvidas. Segundo o assentado Osmar Moura, que acompanha a colheita no município, lá a estimativa é colher 100 mil sacas.

Festa da Colheita será em março

A 17ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico será no dia 20 de março, sexta-feira, no Assentamento Capela, em Nova Santa Rita, também na região Metropolitana de Porto Alegre.

Este ano o evento, que já tem a presença confirmada do ex-presidente Lula, reforçará a necessidade de preservar a natureza. Durante todo o dia terá atividades, entre elas estudos, colheita simbólica de arroz na lavoura, ato político e feira de produtos da Reforma Agrária.

 

*Com informações do MST/Assessoria de Comunicação

Comentários