MOVIMENTO

Milhares de manifestantes em Porto Alegre pedem a saída de Bolsonaro

Com gritos de "Fora Bolsonaro" e "Bolsonaro Genocida", mais de 20 mil trabalhadores e estudantes percorreram as ruas centrais da capital gaúcha na tarde deste sábado, 29
Por Valéria Ochôa e Igor Sperotto / Publicado em 29 de maio de 2021
Milhares de manifestantes em Porto Alegre pedem a saída de Bolsonaro

Milhares de manifestantes em Porto Alegre pedem a saída de Bolsonaro

Fotos: Igor Sperotto

Porto Alegre assistiu, na tarde deste sábado, 29, uma das maiores manifestações dos últimos tempos. Mais de 20 mil trabalhadores e estudantes tomaram as ruas centrais da cidade em protesto às políticas do governo Bolsonaro, pela vacinação de toda a população contra a covid-19, pelo retorno do auxílio emergencial de R$ 600, 00, por comida no prato.

A concentração começou no início da tarde em frente a prefeitura municipal. Por volta das 15h30, os manifestantes, de diferentes idades e com máscaras, saíram em caminhada pela rua Riachuelo até a Usina do Gasômetro, seguindo pela Demétrio Ribeiro até o Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa.

Com diferentes bandeiras, em defesa da saúde e da educação públicas, do meio ambiente, de emprego, das empresas públicas, os manifestantes percorrem todo o trajeto aos gritos de “Fora Bolsonaro” e “Bolsonaro Genocida”. O descaso com a pandemia e os quase 500 mil mortos pela covid-19 foram destacados durante toda a caminhada.

“A manifestação não acaba aqui. Este é apenas um dos movimentos pra tirar este governo. Subimos mais um degrau neste sentido”, expressou Claudir Nespolo, secretário de Organização e Política Sindical da Central Única dos Trabalhadores (CUT/RS), destacando a importância da presença dos estudantes na manifestação, que ocorreu sem incidentes.

A mobilização foi convocada pelas Centrais Sindicais e movimentos sociais e ocorreu em todo o país. No Rio Grande do Sul houve atos e mais de 25 cidades, como Santa Maria, Rio Grande, Lajeado, Osório, Santa Cruz do Sul, Passo Fundo e Erechim.

Comentários