MOVIMENTO

População faz votação sobre privatizações de Eduardo Leite no Rio Grande do Sul

Plebiscito Popular on-line e com urnas em 200 municípios recolhe até domingo posição dos gaúchos em relação à venda de estatais
Da Redação / Publicado em 19 de outubro de 2021

Foto: CUT-RS/ Divulgação

Local de votação física em Santa Maria

Foto: CUT-RS/ Divulgação

O Plebiscito Popular sobre as Privatizações no Rio Grande do Sul, organizado pela CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e populares e partidos políticos está registrando em votos a opinião dos gaúchos sobre a entrega do patrimônio público do estado ao setor privado. A iniciativa integra a campanha Primavera da Democracia organizada pelos movimentos sindical, sociais e populares.

A votação iniciada no dia 16 segue até domingo, 24, pelo site decidimrs.com.br e também de forma física em praças, sindicatos, associações, escolas, comércio, igrejas em mais de 200 municípios – confira os locais de votação em www.plebiscitopopular.com.br.

Foto: CUT-RS

Secretária de formação da CUT-RS, Maria Celeste, presente na banca de rua da Restinga

Foto: CUT-RS

No interior do estado, um dos pontos mais movimentados na abertura do plebiscito, no domingo 16, foi o Feirão Colonial de Santa Maria. Cidades como Cachoeira do Sul, Candelária, Rolante e Panambi transformaram praças em verdadeiras seções eleitorais. Em São Pedro do Sul, foi registrado o voto da eleitora mais idosa do dia, Verônica Einloft, de 92 anos.

Já em Santana do Livramento, na fronteira do Brasil com o Uruguai, Gelson Xavier Dachi foi o primeiro a votar. “Tem que dar apoio a essa votação, fortalecer a democracia, a decisão é do povo”, declarou.

Na região metropolitana, teve ato de abertura da votação na parada 48 de Alvorada e, em Viamão, o comitê municipal disponibilizou espaços com computadores, para que as pessoas pudessem votar direto na plataforma.

Em Porto Alegre, foram registradas movimentações intensas na Restinga e na Lomba do Pinheiro. Na Restinga, uma banca de rua organizada pelas lideranças comunitárias chegou a ter fila para votar. A votação foi prestigiada pelo presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, pela secretária de Formação da CUT-RS, Maria Helena Oliveira, e pela presidente do PT de Porto Alegre, Maria Celeste. Na Lomba do Pinheiro, as lideranças coletaram votos através de urnas itinerantes.

Além dos locais organizados pelos comitês zonais, a Capital contou com urnas em sindicatos, como no Sinttel-RS, locais de comércio e serviços. Um deles foi o Armazém do Campo, a loja da Reforma Agrária, na Cidade Baixa. Outro exemplo é o Salão de Beleza da Cleia, no bairro Santa Tereza, onde a clientela foi convidada a votar no plebiscito.

Privatizações

A consulta à população sobre a venda de estatais era uma condição prevista na constituição estadual, mas essa exigência foi derrotada em votação de segundo turno na Assembleia Legislativa (Alergs) no dia 1º de junho.

No mês seguinte, os deputados aprovaram por maioria de votos um pacote de privatizações da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás). O plebiscito popular não tem força legal, mas se constitui em movimento de pressão política contra as privatizações.

Como votar

Para votar on-line, basta acessar a plataforma, lançar o nome e o CPF e registrar sua opinião.

Para votação presencial, confira os locais na sua cidade no site www.plebiscitopopular.com.br

 

Comentários