MOVIMENTO

Dia da Consciência Negra terá retorno da Marcha Zumbi Dandara em Porto Alegre

Mobilização neste sábado denuncia racismo estrutural e exclusão social da população negra. Concentração será às 15h30min no Largo Glênio Peres
Da Redação / Publicado em 19 de novembro de 2021

Foto: CUT-RS/ Arquivo/ Divulgação

Isis: “o desemprego, a fome, a miséria e a violência estão principalmente nas periferias, onde a maioria da população é negra”

Foto: CUT-RS/ Arquivo/ Divulgação

No Dia Nacional da Consciência Negra, que será celebrado neste sábado, 20 de novembro, a Marcha Independente Zumbi Dandara voltará às ruas de Porto Alegre. A concentração terá início às 15h30min, no Largo Glênio Peres, e a caminhada seguirá até o Largo Zumbi dos Palmares.

“O desemprego, a fome, a miséria e a violência estão principalmente nas periferias, onde a maioria da população é negra, discriminada, excluída e historicamente com menos oportunidades e direitos na sociedade”, alerta Isis Garcia, militante do Movimento Negro e secretária de Combate ao Racismo da CUT-RS.

Ao convocar a população para a marcha deste sábado, Isis salienta que o povo negro sofre com o racismo estrutural na sociedade e com os ataques sem cessar do governo Bolsonaro aos direitos da classe trabalhadora e aos serviços públicos: “é preciso denunciar neste dia de luta o genocídio da população negra no Brasil, mais afetada pelas altas taxas de mortalidade por covid-19 do que a não preta”.

No ano passado, a manifestação foi suspensa por causa da pandemia, mas será retomada este ano diante do avanço da vacinação contra a covid-19, porém mantendo a orientação do uso de máscaras e álcool gel, além do distanciamento.

#Fora Bolsonaro Racista

“Vamos tomar as ruas e as redes sociais para dizer ‘chega desse presidente racista e impeachment já’. Por isso, o dia 20 será um dia de luta do povo negro e pelo ‘Fora, Bolsonaro’, que é o que há de pior na política, um homem que menospreza a vida de homens negros e mulheres negras, a democracia e a soberania nacional”, ressalta a dirigente da CUT-RS.

Organizada pelo movimento negro e de combate ao racismo, com o apoio da CUT-RS, centrais sindicais, movimentos sociais e partidos de esquerda, a mobilização também está sendo convocada com o mote #Fora Bolsonaro Racista.

A unificação das lutas neste ato #20NForaBolsonaroRacista, que tem também pautas como a geração de emprego decente, pelo fim da fome e da miséria e contra a política econômica do governo Bolsonaro foi consenso entre as entidades que integram a Campanha Nacional Fora Bolsonaro, como a Coalizão Negra por Direitos.

Comentários