MOVIMENTO

Governo e produtores negociam recursos para agricultura familiar

Secretária e lideranças divergem sobre número de famílias que devem ser contempladas com salário mínimo e crédito para enfrentar a estiagem
Da Redação / Publicado em 22 de fevereiro de 2022

Foto: Maiara Rauber/ MST

Após protestos do dia 16, lideranças dos produtores da agricultura familiar foram recebidos na Secretaria da Agricultura

Foto: Maiara Rauber/ MST

Após mobilização realizada na semana passada, agricultores familiares e camponeses foram recebidos na manhã desta terça-feira, 22, na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento, em Porto Alegre. Comitiva com representantes do movimento reuniu-se com a secretária Silvana Covatti para debater ações para amenizar os impactos da estiagem no estado. A liberação dos créditos depende da assinatura de decretos pelo governador Eduardo Leite (PSDB).

“Esperamos que essa audiência com a secretária tenha resultado concreto para as famílias que sofrem com a estiagem. Se nada acontecer, nós estamos dispostos, em conjunto com os produtores e produtoras assentados da agricultura familiar, a retomar as mobilizações nas próximas semanas. Nós precisamos de ajuda urgente, diante de tantos prejuízos”, assinala Ildo Pereira, da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Os principais pontos debatidos foram em torno de créditos emergenciais. O governo anunciou a liberação de recursos para atender 42 mil famílias com o valor de um salário mínimo por família. Também foi discutida uma proposta para liberação de R$ 10 mil por família, sem a cobrança de juros.

100 mil famílias

Na avaliação de representantes do MST, da União das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf), do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Rio Grande do Sul (Consea-RS), do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) e da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RS), essa conversa com a secretária assinala um importante passo para a negociação. Mas as lideranças ressaltam que é preciso ampliar o número de famílias que seriam beneficiadas.

“Essas medidas são importantes, mas precisamos avançar no número de famílias que serão atendidas. O crédito emergencial deve ser ampliado para atender 100 mil famílias no RS, em especial as que possuem mais dificuldades. E ampliar o subsídio para os agricultores que não se enquadram nos recursos a fundo perdido”, ressalva Douglas Cenci, da Fetraf.

Comentários