MOVIMENTO

MST deverá colher mais de 15 mil toneladas de arroz orgânico nesta safra

Maior produtor de arroz orgânico da América Latina há mais de 10 anos, MST promete seguir nesta posição. Festa da Colheita está marcada para o dia 18 de março
Por Redação / Publicado em 17 de fevereiro de 2022

Foto: Maiara Rauber/MST

A produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste. Colheita iniciou no dia 1º de fevereiro.

Foto: Maiara Rauber/MST

Famílias assentadas do Movimento Sem Terra (MST) no Rio Grande do Sul realizarão a 19ª Festa da Colheita do Arroz Agroecológico no próximo dia 18 março no município de Nova Santa Rita, munícipio distante 26 quilômetros da capital gaúcha. As atividades serão iniciadas às 12h30, na sede da Cooperativa de Produção Agropecuária Nova Santa Rita (Coopan). Contará com a participação de integrantes do MST, entidades parceiras, populares, sindicais e políticos.

Construção coletiva

Segundo Martielo Webery, do setor de comercialização Cooperativa dos Trabalhadores Assentados da Região de Porto Alegre (Cootap), as famílias camponesas estimam colher na safra 2021/2022 mais de 15 toneladas, cerca de 310 mil sacas de 50 kg do produto, em aproximadamente 3.196,23 hectares.

“Para nós do MST, essa edição da Colheita do Arroz Agroecológico tem uma enorme importância. Queremos celebrar esse momento com a sociedade gaúcha e brasileira, pois essa é uma construção coletiva das cooperativas e das famílias assentadas, destaca Marildo Mulinari, do setor social organizativo da Cootap. “A nossa produção orgânica é uma alternativa, onde a vida das pessoas e o cuidado com a natureza estão acima do lucro”.

O cultivo principal é de arroz orgânico nas variedades agulhinha e cateto. Em todo o estado, a produção do alimento é feita por 296 famílias, em 14 assentamentos, que se dividem em 11 municípios gaúchos das regiões Metropolitana, Sul, Centro Sul e Fronteira Oeste.

A colheita iniciou no dia 1º de fevereiro no Assentamento 30 de Maio em Charqueadas, na região Metropolitana de Porto Alegre. Já foram colhidos aproximadamente 1,72% do arroz orgânico, cerca de 4.200 sacas. Já o assentamento que tem a maior área plantada é o Filhos de Sepé de Viamão. A estimativa é que se colha no local aproximadamente 124 mil sacas.

Comentários