MOVIMENTO

MST recebe certificação orgânica de flocos de arroz

Reconhecimento ao produto derivado do arroz agroecológico marca o aumento da produção de alimentos orgânicos, sem uso de venenos no cultivo, pela Coopat
Redação / Publicado em 9 de fevereiro de 2022

Foto: Tais Carollo/MST RS

Produto é feito com arroz agroecológico

Foto: Tais Carollo/MST RS

Maiores produtores de arroz orgânico da América Latina, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) possui um novo produto com certificação orgânica: flocos de arroz. Iniciada durante a pandemia, a produção da Cooperativa de Produção Agropecuária dos Assentados de Tapes (Coopat) buscou inovar para atingir um novo público com os produtos sem agrotóxico.

De acordo com Fábio Lopes, sócio da Coopat e integrante do setor de vendas da cooperativa, o novo produto foi uma surpresa, inclusive para o próprio MST.

“Estávamos tentando nos reinventar criando outros produtos, buscando outros mercados, dos quais não estávamos habituados. Oferecer para as crianças em período escolar um produto sem glúten, e sem veneno é realmente algo extraordinário”, afirma o produtor.

A criação do produto faz parte de um estudo de mercado. Aumentar a variedade de produtos orgânicos, derivados do arroz da cooperativa, foi uma oportunidade apresentada aos assentados.

“Esse produto tem um valor agregado, inovamos com os nossos clientes. É um momento onde tudo na produção está muito caro, ao contrário dos preços do arroz para os produtores, então acreditamos que podemos ganhar mais com um derivado do arroz do que o próprio alimento”, explica Lopes.

O novo produto pode ser encontrado nas feiras da região Metropolitana de Porto Alegre, lojas de orgânicos, e na loja virtual da Coopat. A cooperativa oferece o Flocos de Arroz com cobertura de açúcar, Flocos de Arroz Integral, sem cobertura de açúcar, Flocos de Arroz Natural, sem açúcar e por fim a Bolinha de Cacau.

Comentários