MOVIMENTO

Fórum das Centrais Sindicais do RS contesta matérias sobre volta do imposto sindical

Suposto projeto sobre retorno do imposto sindical com taxa fixa estaria em análise, de acordo com matérias publicadas na grande imprensa no dia 21
Da Redação / Publicado em 23 de agosto de 2023
Fórum das Centrais Sindicais do RS contestam matérias sobre volta do imposto sindical

Foto: Agência Brasil/ Arquivo

Fórum das Centrais Sindicais: “O que está por trás desta fake news é mais um ataque descabido e sorrateiro de setores da mídia contra o sindicalismo autêntico, combativo e representativo”

Foto: Agência Brasil/ Arquivo

O Fórum das Centrais Sindicais do Rio Grande do Sul divulgou nota rebatendo informação veiculada na imprensa sobre o imposto sindical, que, assegura, ser fake news.

O texto foi definido em reunião realizada na tarde de terça-feira, 22, na sede da CUT-RS, em Porto Alegre.

“Essas mentiras, além de desinformar a sociedade, têm como objetivo esconder os graves males implementados pela reforma trabalhista, que precarizou o trabalho e retirou direitos, jogando milhares de brasileiros no desemprego. O que está por trás desta fake news é mais um ataque descabido e sorrateiro de setores da mídia contra o sindicalismo autêntico, combativo e representativo”, destaca a nota.

O posicionamento das Centrais é uma resposta à publicação de matérias em jornais e sites da grande imprensa, que no dia 21 anunciaram uma suposta volta do imposto sindical com taxa fixa que estaria em análise no Ministério do Trabalho.

O governo federal não se manifestou sobre o assunto.

Leia a íntegra do texto:

Fórum das Centrais Sindicais do RS rebate fake news da imprensa sobre imposto sindical

“Não existe uma boa sociedade sem um bom sindicato”. Papa Francisco.

O Fórum das Centrais Sindicais do Rio Grande do Sul, reunido na tarde desta terça-feira (22), se manifesta referente às notícias inverídicas que estão sendo transmitidas por diversos veículos de comunicação sobre o retorno do imposto sindical obrigatório.

Essas mentiras, além de desinformar a sociedade, têm como objetivo esconder os graves males implementados pela reforma trabalhista, que precarizou o trabalho e retirou direitos, jogando milhares de brasileiros no desemprego. O que está por trás desta fake news é mais um ataque descabido e sorrateiro de setores da mídia contra o sindicalismo autêntico, combativo e representativo.

Ao contrário do que está sendo divulgado, as centrais sindicais defendem que a sustentação financeira dos sindicatos deve ser democraticamente definida por seus representados, e uma vez aprovada, extensiva a todos os trabalhadores e trabalhadoras, beneficiários dos serviços prestados pelas entidades e dos resultados das negociações coletivas.

As entidades sindicais reafirmam o seu compromisso com o trabalho decente, com um sindicalismo autônomo e independente de empregadores e governos, e destacam o indispensável papel que cumprem na resistência ao autoritarismo e na construção de um país mais justo, com trabalho digno, renda e democracia.

As centrais sindicais, aqui subscritas, comprometidas com um país soberano e democrático, não se calaram e nem se calarão diante dos ataques desonestos contrários à construção de um Brasil com liberdade, solidário e com direitos.

Porto Alegre, 22 de agosto de 2023.

CUT – Central Única dos Trabalhadores
CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Força Sindical
UGT – União Geral dos Trabalhadores
Intersindical – Central da Classe Trabalhadora
CSB – Central dos Sindicatos Brasileiros
Pública – Central do Servidor
Fórum Sindical e Popular

Comentários