OPINIÃO

Cultura da paz

Publicado em 28 de julho de 2010

A matéria de capa desta edição sobre a exposição itinerante Os conflitos armados desenhados, a paz desenhada, organizada por Alba Sanfeliu Bardia, da Escola de Cultura de Paz da Universidade Autônoma de Barcelona, traz o olhar das crianças vítimas de conflitos armados sobre suas próprias tragédias e esperanças. A infância também é o tema da entrevista do mês, com a escritora Tatiana Belinky, que, aos 91 anos, fala sobre suas memórias, desde a infância na Rússia ao exílio no Brasil, os livros e a influência de Monteiro Lobato na sua literatura infanto-juvenil.

O comércio eletrônico, as estratégias cada vez mais agressivas das empresas e do sistema bancário, o superendividamento e os cadastros de devedores se encarregaram de defasar o Código de Defesa do Consumidor. Considerado um dos avanços mais representativos na proteção dos direitos dos consumidores, a Lei completa duas décadas em setembro e precisa de atualizações que contemplem as novas relações de consumo. Apesar de contar com serviços que são considerados referência na prevenção e tratamento da Aids, o Rio Grande do Sul registrou um aumento de 52% no número de óbitos provocados pela doença. Na avaliação de especialistas, deficiências na infraestrutura de atendimento e fatores comportamentais podem explicar em parte essas estatísticas.

Cartas

INCLUSÃO RESPONSÁVEL

Os educadores que sempre lutaram pela inclusão e pela regulamentação da Educação Especial no país sentem-se gratificados quando se deparam com o debate criterioso, ético e transparente sobre o tema, como é o caso da reportagem da edição de junho de 2010 do jornal Extra Classe. A matéria mostra que é possível uma inclusão com responsabilidade e critérios, desde que as escolas estejam preparadas para receber o aluno especial, bem como disponha de professores e assessores qualificados para exercer esse acolhimento e atendimento. Parabéns.
Dilvânia Soares de Paula/ Professora e Terapeuta Ocupacional Porto Alegre RS

QUALIDADE DE VIDA

Extremamente oportuna a iniciativa do Extra Classe em produzir um especial sobre qualidade de vida na aposentadoria, publicado na edição de junho de 2010. Para a maioria dos brasileiros, em especial os professores, a aposentadoria nem sempre faz parte do projeto de vida futuro, como propõe o suplemento.
Jerônimo Silva/ Caxias do Sul RS

Comentários