OPINIÃO

Clima e um norte para a web

Publicado em 20 de novembro de 2013

As conclusões do 5º Painel Intergovernamental sobre Mudança no Clima, divulgadas em setembro, mostram a incidência de aumento da temperatura da Terra e dos oceanos desde o final do século passado e comprovam que a ação do homem é a principal causa das alterações no clima, como mostra a reportagem de capa. Destaque ainda para a reinserção do Marco Civil da Internet na pauta do Legislativo.

Elaborado por vários setores da sociedade e considerado modelo no mundo, o projeto esteve parado na Câmara dos Deputados por dois anos graças ao lobby de operadoras de telecomunicações. Só saiu do limbo após as denúncias de espionagem dos EUA sobre o governo brasileiro, quando a presidente Dilma Rousseff, em seu discurso na ONU, em 24 de setembro, apresentou a proposta como modelo, se aprovado no Congresso, a ser seguido pelo mundo. A fragilização do ambiente e das relações de trabalho dos bancários e o tráfico de pessoas no país estão entre as principais matérias desta edição.

Correção
No box da matéria De Lafargue às 40 horas semanais, à página 2 do Especial Qualidade de Vida, publicado na edição de outubro de 2013 do jornal Extra Classe, as datas corretas a que se refere a reflexão de Paul Lafargue acerca dos “operários de chão de fábrica” diz respeito às décadas de 1870 e 1880 do século 19.

Comentários