OPINIÃO

A vez da atenção primária na saúde

Publicado em 20 de dezembro de 2013

A imagem de capa desta edição reúne parte da equipe de 36 médicos – cubanos, uma salvadorenha, uma argentina e uma brasileira – que irá atuar na periferia de Porto Alegre no âmbito do programa Mais Médicos. Em curso desde julho, a estratégia do governo federal visa abrir cerca de 10 mil vagas para atuação exclusiva na área de atenção básica no Norte e Nordeste do país, periferias de grandes cidades e municípios do interior em todas as regiões; e também implantar medidas de longo prazo, a exemplo da reestruturação do sistema de formação de médicos.

Para mostrar os desdobramentos dessas medidas, a reportagem do Extra Classe entrevistou gestores da saúde e da entidade de classe dos médicos, profissionais estrangeiros que irão atuar na Estratégia de Saúde da Família em locais afastados da capital e especialistas em atenção primária. Uma constatação, que supera a polêmica instaurada em torno da importação de médicos estrangeiros para atuar em grotões que não despertam o interesse de profissionais do país, é a importância da atenção primária no sistema público de saúde. O resultado está nas páginas 8 a 12.

Na entrevista do mês, o pediatra, professor e pesquisador da Unicamp, José Martins Filho, fala sobre o fenômeno da terceirização dos cuidados com as crianças, prática cada vez mais adotada por pais de todas as classes sociais. A barreira ao poder político e ao monopólio das empresas de comunicação ratificada pela Suprema Corte Argentina reascende o debate sobre a Lei das Comunicações no Brasil.

Outro destaque são os avanços obtidos pela agricultura familiar e produção de alimentos saudáveis, por conta de políticas federais de investimentos na agroecologia e produção orgânica; as políticas e ações do Sinpro/RS no ensino privado e as colunas dos colaboradores do Extra Classe, nesta que é a edição de encerramento do ano, dedicada à memória do desenhista Renato Canini.

Boa leitura e boas festas!

Comentários