OPINIÃO

20 anos de rebeldia

Publicado em 11 de março de 2016

A família Lawisch, da região de Santa Cruz do Sul, estampada em nossa capa de aniversário de 20 anos, reduziu bastante a área dedicada ao fumo para produzir ali­mentos saudáveis e livres de veneno e adu­bos sintéticos. Juliano, ao centro da foto, estuda na Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc), que investe pesado num modelo pedagógico que valoriza o agricul­tor como uma profissão de quem “é alguém na vida”, em geral invisibilizado pela esco­la convencional. A reportagem das páginas centrais dessa edição, Rebeldes com Causa, mostra como jovens estudantes, com a ida­de aproximada a do Extra Classe, e suas famílias passam a diversificar a produção agropecuária gerando renda e abrindo opor­tunidades para que esses jovens escapem à estatística de êxodo rural.

MUDANÇAS – A edição 201 do Extra Clas­se comemora os 20 anos do jornal e também apresenta seu novo projeto gráfico. Além da apresentação visual algumas mudanças edi­toriais chamarão a atenção dos leitores. O Extrapauta, que normalmente era na página 7 passa para a página 3, agora dividindo es­paço com a charge do Santiago. A coluna do Verissísmo passa à página 27, fazendo com­panhia às tiras de Canini e Edgar Vasques, na nova editoria Arte+, que trará destaques na área da cultura – em sentido amplo – de temas ligados à arte e cidadania. Na pági­na 7, inauguramos a editoria Intervalo, que a partir desta edição passa a retratar mensal­mente profissionais de educação e sua atu­ação dentro e fora do universo educacional. A mesma editoria acomoda a seção Palavra de Professor, em que os educadores assinam artigos sobre temas variados.

Quanto ao novo projeto visual, tem por ob­jetivo tornar a leitura mais atraente e fluída, estabelecendo conexão com os conteúdos públicados na web.

Comentários