POLÍTICA

Mujica é eleito senador no Uruguai

O ex-presidente retorna ao cenário político do Uruguai com votação expressiva e após renunciar ao cargo de senador em 2018
Da redação / Publicado em 28 de outubro de 2019

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Aos 84 anos, o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, foi eleito senador pela coalizão de esquerda Frente Ampla (FA), neste domingo, 27 de outubro, nas eleições uruguaias. Com a quase totalidade das urnas apuradas, a coalizão, liderada por Mujica, obteve mais de 280 mil votos, a maior quantidade registrada.

“Tenho 84 anos, mas não estou gagá e tenho algumas ideias em mente pelas quais irei lutar no Senado para convencer o sistema político”, disse em entrevista. O político retorna ao cenário do Uruguai após renunciar ao cargo de senador, em 2018, por “cansaço da longa viagem”.

Mujica governou o país entre 2010 e 2015 e volta para reforçar a Frente que tenta eleger Daniel Martínez, que disputará o segundo turno com o advogado Luis Lacalle Pou, do Partido Nacional, em 24 de novembro. A Frente Ampla está em processo de renovação e concretizar as mudanças no partido é o desafio de Martínez.

Comentários