POLÍTICA

Morre Diógenes de Oliveira, o homem que não delatou Lamarca

Um dos mais combativos ativistas da resistência à ditadura militar e da campanha da Legalidade, foi preso, torturado e viveu no exílio. Aos 79 anos, vivia em Porto Alegre
Por Marcia Anitta / Publicado em 28 de outubro de 2022

Foto: Igor Sperotto

Em agosto de 2021, na Fundação Ecarta, Diógenes participou de encontro de militantes de esquerda presos e torturados pela ditadura militar durante o regime

Foto: Igor Sperotto

Faleceu na manhã desta sexta-feira, aos 79 anos, em Porto Alegre, o economista e militante de esquerda Diógenes de Oliveira. Sua saúde sempre foi frágil em consequência dos muitos anos de prisão, tortura e exílio por conta de sua luta contra a ditadura civil/militar instalada no Brasil em 1964.

Oliveira morreu às 5h, no Hospital Moinhos de Vento, onde estava hospitalizado para tratar de uma broncopneumonia em consequência de neoplastia maligna.

Contar a história de Diógenes é também contar muito do processo de resistência desse período. Ele veio de Cerrito, um distrito do município de Júlio de Castilhos, para Porto Alegre, aos 17 anos, quando conheceu a poetisa comunista Lila Ripoll. Foi por intermédio dela que ele entrou no Partido Comunista Brasileiro (PCB). Em 1961, ele participou ativamente da Luta pela Legalidade, movimento liderado por Leonel Brizola para garantir a posse de João Goulart como presidente da República após a renúncia de Jânio Quadros.

Bancário e eletricitário, Diógenes era ativo nas lutas destas categorias quando ocorreu o golpe que destituiu Goulart, em 1964. Participou da resistência e, por isso, foi perseguido, decidindo ir para Montevidéu, onde atuou em organização ligada a Brizola, de combate à ditadura.

O jovem Diógenes considerava que era preciso dar resposta ativa à ditadura. Então, em 1966, foi para Cuba fazer treinamento de guerrilhas. Conheceu Ernesto Che Guevara e participou de reuniões para a criação da Organização Latino-Americana de Solidariedade (Olas).

Resistência

De volta ao Brasil, em São Paulo, junto com outros militantes, fundou a Vanguarda Popular Revolucionária (VPR). Foi preso em 1969 e torturado para informar onde estava o capitão Carlos Lamarca, seu companheiro. Jamais disse nada. Aliás, este é um de seus traços de personalidade ao longo da vida: nunca entregar ninguém.

Por meses permaneceu no Departamento de Ordem Política e Social (Dops) e sua cela hoje faz parte do Memorial da Resistência. Depois disso, foi para o Presídio Tiradentes, onde também estavam detidos Frei Betto, Frei Fernando e Frei Tito, acusados de ligações com líder comunista Carlos Marighella. Deste local foi encaminhado para o Carandiru, onde permaneceu na solitária por seis meses.

Deixou a prisão em 1970 e começou um longo tempo em exílio. Viveu no México, Cuba, Coréia do Norte, Chile, Bélgica e Portugal, onde acompanhou pessoalmente a chamada Revolução dos Cravos, em 1974. Seu último refúgio como expatriado foi Guiné-Bissau, uma ex-colônia portuguesa na África, e fez parte do governo após a libertação daquele país.

Ao retornar para o Brasil, fez parte da construção do Partido dos Trabalhadores (PT). Foi secretário dos Transportes do primeiro governo do partido em Porto Alegre, quando Olívio Dutra foi prefeito. Em 2001 foi acusado de diversos delitos, como presidente do Clube de Seguros da Cidadania. Entre as acusações, a de ter ligações com o crime organizado, especialmente o jogo do bicho. As alegações nunca foram comprovadas e Diógenes foi absolvido de todas as acusações, após cinco anos de um linchamento moral em manchetes de jornal.

As marcas desse processo, no entanto, o acompanharam até o dia de sua morte. Diógenes sempre esteve convencido de que ele foi utilizado para atingir o então governador Olívio Dutra. O objetivo das acusações nunca comprovadas era destituir Olívio do cargo. Morre o homem Diógenes de Oliveira, fica o legado de resistência em defesa da democracia no Brasil.

Comentários