SAÚDE

Manual de enfermagem em doação e transplante de órgãos e tecidos é pioneiro no Brasil

Projeto Cultura Doadora realiza painel com os organizadores da publicação no dia 27 de fevereiro, às 19h, em evento online
Por Douglas Glier Schütz / Publicado em 22 de fevereiro de 2023
Manual é voltado para profissionais da enfermagem

Foto: Jonathan Borba/Pexels

O lançamento do manual será no dia 6 de março, às 18h, no Centro Cultural da Santa Casa

Foto: Jonathan Borba/Pexels

Profissionais da enfermagem são cerca de 70% do pessoal que atua no processo de doação ao transplante. Com o objetivo de levar informação e orientação para a categoria, será lançado o Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos.

Para promover a obra, o Projeto Cultura Doadora recebe as organizadores da publicação Kelen Mayer Machado e Simone Lysakowski. O evento ocorre no dia 27 de fevereiro, às 19h e será transmitido pelo canal da Fundação Ecarta no YouTube. O projeto também conta com a participação do enfermeiro Dagoberto França da Rocha.

O lançamento do manual será no dia 6 de março, às 18h, no Centro Cultural da Santa Casa.

“Nos hospitais nos deparamos com profissionais que não sabem o que fazer. O manual é uma ferramenta para guiar e orientar”, explica a enfermeira Simone Lysakowski, autora e integrante da Organização de Procura de Órgãos 1, sediada na Santa Casa de Misericórdia.

Manual será lançado no dia 6 de março, às 18h

Imagem: Divulgação

A capa da obra conta com a pintura de um menino que aguardava em lista de espera por um rim, mas que veio a falecer antes do transplante

Imagem: Divulgação

A publicação é pioneira no país e vem sendo organizada há anos, passando por diversas reestruturações. O livro está disponível online e impresso para compra via site da editora. Os organizadores buscam patrocinadores para ampliar o acesso ao maior número de interessados.

O livro atende todas as etapas, desde nomenclaturas, potenciais doadores, diagnóstico de morte encefálica, acolhimento e entrevista com famílias doadoras, como se dá a captação e transplante de cada órgão, logística, preparo do bloco cirúrgico, educação de profissionais de saúde, administração, o que são as Organizações de Procura de Órgãos (OPOs) e a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (Cihdott).

O Manual é mais um importante passo para uma área que possui um déficit de formação, mesmo se tratando de um tema vital. O Brasil é o país com o maior sistema público de transplantes do mundo, mas precisa de capacitação profissional para ampliar as doações e qualificar o sistema. Hoje, são mais de 50 mil pacientes em lista de espera por um órgão. Destes, 2.500 estão no Rio Grande do Sul.

Dentro das universidades

Grande parte dos cursos na área da saúde não dispõe de matérias curriculares sobre o assunto. Esta constatação, em 10 anos de atuação, fez com que o projeto Cultura Doadora iniciasse o projeto + Doação e Transplante nos Currículos da Saúde. A iniciativa dialoga com as instituições de ensino, sensibilizando para a inclusão deste tema nas diferentes áreas da saúde.

“O estado, que já foi líder no ranking de doações e transplantes, ocupa atualmente a oitava posição, sinalizando o déficit de ações na área. Precisamos somar esforços para melhorar a atuação e este Manual traz uma enorme contribuição”, pontua o presidente da Fundação Ecarta e idealizador do projeto Cultura Doadora, Marcos Furh.

O painel

Evento da Fundação Ecarta Manual de Enfermagem

Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Painel do Projeto Cultura Doadora sobre o Manual de Enfermagem em Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos
Quando: 27 de fevereiro, 19h
Onde: Canal do YouTube da Fundação Ecarta

*Com informações da Fundação Ecarta

 

Douglas Glier Schütz é estagiário de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga, editor.

Comentários