MOVIMENTO

CNBB reafirma posição contra a reforma da Previdência

Em reunião com as centrais sindicais nesta quinta-feira, 13, Dom Jaime Spengler relembrou o documento aprovado pelo Conselho da Conferência, que expressa a preocupação dos bispos com a crueldade da reforma
Da redação / Publicado em 13 de junho de 2019

Foto: CNBB

“É vida em abundância para todos e não para poucos”, explicou Dom Jaime, ao criticar a reforma da Previdência

Foto: CNBB

Em encontro com representantes das centrais sindicais nesta quinta-feira, 13 de junho, o arcebispo metropolitano de Porto Alegre, Dom Jaime Spengler, reafirmou o posicionamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) contrário a reforma da Previdência proposta pelo governo Bolsonaro (PEC 06/2019).

Dom Jaime, que é vice presidente da CNBB, relembrou no encontro o documento aprovado na reunião do Conselho Permanente da Conferência, ocorrida em março, em Brasília, que expressa a preocupação dos bispos com a crueldade da reforma. “as mudanças contidas na PEC sacrificam os mais pobres, penalizam as mulheres e os trabalhadores rurais, punem as pessoas com deficiência e geram desânimo quanto à seguridade social, sobretudo, nos desempregados e nas gerações mais jovens”, disse ele no encontro.

No documento assinado pelos bispos católicos, a CNBB lista os pontos contrários a proposta do Governo e afirma “consideramos grave o fato de a proposta transferir da Constituição para leis complementares regras previdenciárias como idades de concessão, carências, formas de cálculo de valores e reajustes, promovendo desconstruções da Constituição Cidadã (1988)”.

Ainda no encontro, o arcebispo analisou a conjuntura nacional e criticou também a reforma trabalhista, que não gerou os empregos prometidos. Ao lembrar a passagem bíblica “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância”, citada no evangelho de João, ele completou dizendo que “é vida em abundância para todos e não para poucos”.

Comentários