AMBIENTE

Com alagamentos, Porto Alegre entra em situação de emergência

Mais 227 mil pessoas foram afetadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos em todo o estado na última semana
Da Redação / Publicado em 21 de novembro de 2023
Com alagamentos, Porto Alegre entra em situação emergência

Foto: Reprodução Redes Sociais

Voluntários da Pátria esquina com Sertório ficaram alagadas. O 4º Distrito de Porto Alegre apresenta diversos pontos de alagamento e teve o quadro agravado após falha na comporta de número 13 do Cais Mauá

Foto: Reprodução Redes Sociais

Depois de ultrapassar os três metros da cota de inundação, atingindo o maior patamar desde 1941, na a manhã desta terça-feira, 21, o prefeito Sebastião Melo anunciou que decretaria situação de emergência para Porto Alegre, em decorrência das enchentes. O anúncio ocorreu durante reunião no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA). Estão previstas chuvas no estado para quarta e quinta feira, o que pode agravar o quadro.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) alerta para que motoristas e pedestres não utilizem a rua Voluntários da Pátria em toda a sua extensão, desde a Rodoviária até a Arena do Grêmio. A via tem deslocamento de tampas de bueiros, e consequente alagamento. Como alternativa, os motoristas devem utilizar as avenidas Farrapos, Castello Branco e Terceira Perimetral.

A medida será publicada no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa), simplificando as contratações necessárias para minimizar o impacto da cheia do Guaíba à população.

De acordo com o poder municipal, as equipes da prefeitura seguem mobilizadas na assistência às famílias afetadas pelo avanço do lago, que atingiu cota de 3,46 metros no Cais Mauá nesta terça.

Ao menos 134 pessoas foram acolhidas na rede provisória da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) – que, além de operar no Ginásio do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), passou a atender também na sede do 9º Batalhão de Polícia Militar (9º BPM). A abertura de mais um abrigo deverá ser confirmada ao longo do dia.

O 4º Distrito apresenta diversos pontos de alagamento e teve o quadro piorado após falha na comporta de número 13 do Cais Mauá. A orientação é de que a população minimize os deslocamentos na região até o recuo do Guaíba – mantendo atenção especial na quarta-feira, quando os prognósticos indicam o retorno da chuva à Capital.

Moradores do Sarandi 

O prefeito Sebastião Melo determinou também nesta terça, a abertura de um novo abrigo. A Casa do Gaúcho, no Parque Harmonia, será o terceiro ponto de acolhimento para as famílias removidas de suas casas devido à inundação do Guaíba. A GAM3 será parceira da prefeitura na ação.

São 150 vagas iniciais, número que pode dobrar, caso necessário. No fim da tarde desta terça chegará ao local o primeiro grupo de pessoas abrigadas, vindas do bairro Sarandi.

A Casa do Gaúcho se soma às estruturas emergenciais já em funcionamento: o Ginásio do Demhab, no bairro Santana, com 93 abrigados, e o 9º BPM da Brigada Militar, no bairro Praia de Belas, que recebe 46 pessoas. Os abrigos emergenciais são coordenados pelas equipes da Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc).

Segundo a Defesa Civil Municipal, cerca de 920 pessoas foram removidas das suas casas por agentes do órgão desde o agravamento da cheia, sendo a maior parte dos atendimentos no bairro Arquipélago. As equipes podem ser acionadas pelo número 199, que funciona 24 horas por dia.

Doações para a Defesa Civil (estadual) devem ser feitas no Centro Administrativo Fernando Ferrari (na Avenida Borges de Medeiros, 1501) de segunda à sexta-feira, das 08h30min às 18 horas – telefone (51) 3288-6781 ou e-mail: relacoes-comunitarias@casamilitar.rs.gov.br

Mais 227 mil pessoas foram afetadas pelos eventos climáticos no estado

Os eventos extremos que ocorreram na última semana no Estado causaram a morte de quatro pessoas e danos em 158 municípios, conforme dados reportados pelos órgãos municipais à Defesa Civil Estadual.

Os óbitos ocorreram em Gramado, Vila Flores e Giruá. Em Gramado, duas mulheres morreram soterradas após o desmoronamento de sua residência. Em Vila Flores, um homem foi arrastado, dentro de um veículo, pela correnteza. E em Giruá, uma mulher morreu vítima do desabamento da estrutura de um ginásio.

De acordo com o governo do estado, no período entre 15 de novembro até as 19h desta segunda-feira, 20 de novembro, haviam pelo menos 63 pessoas feridas, 3.737 desabrigadas e 13.264 desalojadas. Em todo o Estado, mais de 227 mil pessoas foram afetadas, direta ou indiretamente. Associados às fortes chuvas, foram registrados vendavais, enxurradas, inundações, soterramentos e uma microexplosão, que consiste em uma intensa corrente de vento.

O episódio também provocou 41 bloqueios totais ou parciais nas rodovias estaduais, devido a erosões no asfalto, deslizamentos de terra e inundações.

A Sala de Situação e o Centro de Operações da Defesa Civil seguem monitorando as previsões hidrometeorológicas de forma ininterrupta.

Desde o início dos eventos, a Defesa Civil do Estado articulou o trabalho das forças de resposta. Corpo de Bombeiros Militar, Brigada Militar, Exército e coordenadorias regionais e municipais de Proteção e Defesa Civil têm agido incessantemente nas ações de resgate, salvamento e buscas, além da retirada preventiva de pessoas de áreas de risco e ações de ajuda humanitária.

Na Capital

Água e Esgotos – O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou, durante a madrugada, diversas manobras no portão 13 do Cais Mauá. A chapa de aço da estrutura, uma das sete que permanecem sempre fechadas, foi danificada com a força da água. O problema fez com que uma casa de bombas precisasse ser desativada, prejudicando o escoamento na avenida Voluntários da Pátria. A Estação de Tratamento de Água (ETA) Ilhas também permanece inoperante.

Educação – As duas escolas localizadas no bairro Arquipélago que interromperam as aulas na segunda-feira (EMEI Ilha da Pintada e ECEI Anjo das Flores) ainda não conseguiram retomar as atividades. Ambas estão com as suas estruturas alagadas.

Saúde – As três Unidades de Saúde localizadas no bairro Arquipélago (US Ilha da Pintada, US Ilha do Pavão e US Ilha dos Marinheiros) permanecem fechadas em razão da cheia do Guaíba.

Monitoramento – A sala de situação do Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA) acompanha a evolução das demandas relacionadas ao clima em Porto Alegre. Nesta segunda-feira, dois protocolos de ações integradas foram atendidos pelo órgão. Atualizações em tempo real podem ser obtidas no X do Ceic-POA.

Doações para comunidades da capital – O Gabinete da Primeira-Dama solicita como donativos prioritários material de higiene e de limpeza, alimentos não perecíveis e água, das 9h às 17h, até sexta-feira, 24, no Centro Administrativo Municipal (rua Gen. João Manoel, 157), no Centro Histórico ou Shopping Total – Loja 1019 – Espaço Solidário (avenida Cristóvão Colombo, 545), bairro Floresta.

Comentários