CULTURA

4 divas: lançamento do minidocumentário sobre artistas negras gaúchas

Evento será nesta quarta-feira, 20 de março, e contará com sessão de autógrafos
Por Bárbara Neves / Publicado em 18 de março de 2024

4 divas: lançamento do minidocumentário sobre artistas negras gaúchas

Fotos; Libretos/Divulgação

Fotos; Libretos/Divulgação

Na noite do dia 20 de março ocorrerá o lançamento do documentário “4 divas”, que mostra as imagens das artistas Negra Jaque, Nathy MC Poeta Desperta, Fátima Farias e Pâmela Amaro, quando participaram da série de Saraus Libretos e tiveram seus livros lançados na  69ª Feira do Livro de Porto Alegre de 2023. O minidoc também traz depoimentos das quatro sobre suas obras literárias, haverá sessão de autógrafos no local. O evento é promovido pela Libretos Editora e tem inicio a partir das 18h na Macun Livraria e Café (Rua Octávio Corrêa, 67 – Cidade Baixa, Porto Alegre/RS).

O minidoc tem direção e roteiro de Clô Barcellos (Rafael Guimaraens co-roteirozou); fotografia de Marco Nedeff e Aline More; edição de Pedro Passuello; e produção de  Eduarda Rei e passuelllo.

Evento cultural voltado à democratização e promoção da leitura, em transversalidade com a música, o Sarau Libretos foi realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura da Sedac/RS, de novembro de 2022 a agosto de 2023 nos bairros Morro da Cruz, Morro Santana, Centro Histórico, Bom Jesus e Restinga.

As quatro artistas – instigadas pelas trocas durante os saraus e com produções textuais que precisavam ser registradas, somado ao desejo da diretora da Libretos, Clô Barcellos, em lançar poetas em potência – decidiram trabalhar os seus projetos editorais. Na sequência, a Libretos editou os livros das divas Negra Jaque: Linhas de Cura: ensaios sobre rap, negritude e outras formas de existir; Nathy MC Poeta Desperta: Recomece; Fátima Farias: Santas de Casa; e Pâmela Amaro: Casa de Versos, lançados durante a 69ª Feira do Livro de Porto Alegre de 2023. O minidoc traz imagens desses eventos, além de depoimentos das autoras.

Fátima Farias é poeta, compositora, produtora e articuladora cultural. Participa de saraus, rodas de conversa e palestras, tem textos publicados em coletâneas e revistas. Santas de Casa é seu primeiro livro de memórias em prosa poética. É co-idealizadora do projeto literário Geladeiroteca da Bonja, que tem por objetivo espalhar livros e histórias para jovens e crianças, valorizando a educação, arte e cultura.

Nathiely, Nathy MC Poeta Desperta é MC (rapper), poeta slammer e escritora, formou-se em Produção Cultural pelo Instituto Trocando Ideia e é uma mentora holística. Participa da construção coletiva de comunidades de poesia como o Slam do Vida e o Slam Aquilombaí, este último com foco no protagonismo preto. Entre páginas, capítulos e consciências que acessou, a poeta, slammer e escritora traz sua licença poética, seu lugar de fala em seu primeiro livro Recomece.

O livro Linhas de Cura: ensaios sobre rap, negritude e outras formas de existir faz parte do projeto musical e literário de Negra Jaque, rapper, compositora, apresentadora e produtora cultural. Em seu livro de estreia, Negra Jaque aborda questões que envolvem ser mulher no Brasil e, acima de tudo, ser uma mulher preta. Múltipla, a artista também coordena o Galpão Cultural – Casa de Hip Hop em Porto Alegre e atua na rede nacional Nação Hip Hop Brasil. Produtora do Bloco das Pretas, Negra Jaque integra o time de pesquisadores do primeiro Museu da Cultura Hip Hop do RS, primeiro da América Latina.

Pâmela Amaro é cofundadora do Sarau Sopapo Poético – Ponto Negro da Poesia. Também integra grupos de protagonismo musical feminino, como o Três Marias. Em 2022, a artista foi contemplada pela Natura Musical para realizar a produção do seu primeiro álbum, Samba às Avessas, pelo qual recebeu o Prêmio Açorianos de Música 2022 na categoria Intérprete de MPB. Pâmela reuniu suas inspirações poéticas, expressando sentimentos e reflexões do seu percurso até aqui em Casa de Versos, seu primeiro livro. No livro-canção estão presentes as experiências criativas da artista. 

Bárbara Neves é estagiária de jornalismo. Matéria elaborada com supervisão de César Fraga.

Comentários