EDUCAÇÃO

Impasse nas negociações é avaliado pela categoria

Publicado em 21 de maio de 2000

Professores da rede privada realizarão Assembléia Geral no dia 20 de maio para tentar superar interrupção nas tratativas da Campanha Salarial 2000

Permanece o impasse após quatro rodadas de negociação entre o Sindicato dos Professores Particulares e o Sinepe. A proposta para acordo apresentada pelo o Sinpro/RS no último dia 3 de abril, que consistia no reajuste 10%, a manutenção das cláusulas da última Convenção Coletiva e a instituição de uma comissão paritária para discutir o pagamento a Hora-Atividade, foi rejeitada pela assembléia patronal do dia 19. Na ocasião os diretores das escolas também decidiram desautorizar a comissão do Sinepe a continuar negociando com os professores e funcionários.

Flagrante de Assembléia dos professores particulares: garantia das conquistas sociais

Foto:René Cabrales

Flagrante de Assembléia dos professores particulares: garantia das conquistas sociais

Foto:René Cabrales

Antes mesmo da decisão das escolas, o Sinpro/RS e os demais sindicatos envolvidos na Campanha Salarial 2000 procuraram a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa para intermediar o debate entre representantes dos professores e funcionários com representantes das escolas. “Percebemos que estava se cristalizando o impasse, quando após a reunião do dia 3 de abril, o Sinepe marcou sua assembléia apenas para o dia 19, véspera do feriado da Páscoa, adiando em quase três semanas qualquer definição” justifica Marcos Fuhr, diretor do Sinpro/RS.

Foram realizados dois encontros com a Comissão de Educação. No primeiro o Sinepe não compareceu. Foi só na segunda reunião, realizada em caráter extraordinário no dia 26 de abril, com participação de todos interessados, é que surgiu uma nova possibilidade de entendimento. Na ocasião foi aventada pelo presidente do Sinepe, o professor Francisco Jardim, a possibilidade de uma nova assembléia dos diretores caso os professores e funcionários apresentassem um fato novo. Em declarações à imprensa logo após à reunião, o dirigente afirmou que somente a retirada das ações ajuizadas criariam uma situação favorável ao entendimento.

Reunião de Negociação com o SINEPE: impasse

Foto:René Cabrales

Reunião de Negociação com o SINEPE: impasse

Foto:René Cabrales

Reunida no dia 29 de abril, a direção estadual do sindicato dos professores reconheceu o quadro de impasse colocado nas negociações e decidiu encaminhar uma ampla discussão na categoria referente à situação vigente e às alternativas de superação do mesmo. A reunião também decidiu pela convocação de uma Assembléia Geral dos professores para o próximo dia 20 de maio para decidir sobre os rumos da Campanha salarial 2000. “Continuamos buscando uma solução negociada para a nossa pauta de reivindicações”, diz Amarildo Cenci. A assembléia acontecerá às 14 horas do dia 20 de maio, no Instituto de Educação, à Av. Osvaldo Aranha, 527, em Porto Alegre.

Comentários