EDUCAÇÃO

São três os agraciados com a Pena Libertária

Publicado em 20 de novembro de 2001

No último dia 19, o Sinpro/RS entregou o troféu Pena Libertária para os agraciados com o Prêmio Educação 2001: Instituição –
Escola de Ensino Fundamental Frei Pacífico – Educação para Surdos, de Porto Alegre; Projeto – Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova/RS), desenvolvido pelo governo do Estado em parceria/convênios com a sociedade civil (movimentos e universidade) e prefeituras municipais; Profissional – Irmã Maria Leônida, da Congregação das Irmãs de São José, de Porto Alegre.

premio_educ

Foto: René Cabrales

Alunos surdos interpretam o Hino Nacional com as mãos

Foto: René Cabrales

A cerimônia de entrega ocorreu no Hotel Embaixador diante de uma platéia de cerca de 300 convidados. O destaque ficou por conta dos alunos da Escola para Surdos Frei Pacífico que comoveu os presentes com uma versão para o Hino Nacional em Libras (linguagem de sinais utilizada pelos surdos). Toda a cerimônia teve tradução simultânea em libras. Conforme a diretora do Sinpro/RS Soraia Franke, o evento já se tornou referência em todo o Estado como reconhecimento às iniciativas em educação que seguem os princípios da cidadania.Ao todo, foram 34 indicações. A avaliação foi realizada pela comissão julgadora, formada por Norberto Schwarz Vieira, representante do Sinpro/RS; Maria José Vasconcelos, Editora de Ensino do jornal Correio do Povo; Maria Heloísa Bessa, representante da Associação dos Professores Aposentados do Ensino Privado (Apaepers); Cecília Maria Pinto Pires, professora da Unisinos; Bruno Edgar Ries, professor da PUCRS; Eny Toschi, professora da Ulbra; e Leni Vieira Dorneles, professora da UFRGS. Entre os critérios avaliados foi observado o compromisso com uma educação de qualidade e com a construção da cidadania, a democratização da sociedade, o acesso da população ao conhecimento e à educação, e relação das propostas educacionais com a comunidade.

Comentários