EDUCAÇÃO

Portal do Sinpro/RS aumenta em mais de 70% o número de acessos

Publicado em 3 de outubro de 2002

A Durante o mês de agosto, o portal do Sinpro/RS (www.sinpro-rs.org.br) teve uma média de 900 por dia – chegando a 29.295 ao mês, quase doze mil a mais do que o registrado no mesmo período do ano passado. O diretor do Sinpro/RS, Marcos Fuhr, acredita que os números são resultado da grande variedade de serviços que o portal disponibiliza aos professores. “É uma fonte de informações, na qual se pode acessar jornais, bibliotecas e museus de todo o mundo, além de notícias sobre o meio educacional do Estado, como o Ranking salarial.

Os resultados positivos também são reflexo dos investimentos do Sinpro/RS em criatividade e suporte tecnológico, dentro de uma política de desenvolvimento da comunicação via Internet. “Além disso, a categoria está mais informatizada e se conectando mais à rede, seja nas suas residências ou nos terminais disponíveis nas escolas”, acrescenta Fuhr.

Durante o ano de 2002, o portal cresceu e apareceu. Foram criados novos serviços e ampliadas seções já existentes. A Agenda (www.sinpro-rs.org.br/agenda), com a programação de cultura, educação e movimento, foi desmembrada em duas, para destacar as atividades que compõem o projeto Sinpro/RS 65 anos. Também foram criadas a seção Almanaque (www.sinpro-rs.org.br/almanaque), com links sobre personalidades e datas especiais e a Página de Educação (www.sinpro-rs.org.br/educacao), um banco de links para facilitar a pesquisa sobre temas relacionados à educação. O sistema de newsletter foi reformulado, para agilizar ainda mais o processo de envio de e-mail segmentado. Até o final do ano estarão disponíveis um banco de links sobre turismo e uma página especial do Espaço Jurídico, totalmente reformulada, possibilitando a consulta aos processos.

“Também é importante frisar que, pelo do portal, é possível resolver diversos trâmites administrativos, como através do Sistema de Contribuição Sindical e Assistencial (www.sinpro-rs.org.br/contribuicoes), que permite o envio da relação nominal dos contribuintes via Internet”, destacou. Fuhr acrescenta que, apesar do aumento dos acessos, o portal ainda tem muito para crescer. “Temos dois focos importantes que podemos aumentar: o número de professores sócios com e-mail e páginas pessoais (www.sinpro-rs.org.br/paginaspessoais.asp) gratuitos, fornecidos pelo portal do Sinpro/RS”, completou.

Ferramenta de trabalho

E foi justamente a página de um professor, hospedada no portal do Sinpro/RS, a grande campeã de acessos do mês de agosto. A página pessoal de Vinicius Gadis Ribeiro (www.sinpro-rs.org.br/vinicius.gadis.ribeiro), criada há dois anos, teve 405 visitas. Ele não conta o segredo para ter tantos acessos, mas dá algumas pistas: “Inicialmente coloquei notas de meus alunos e algumas especificações de trabalhos. Depois, para ajudar alunos que têm dificuldades para escolher o tema para o trabalho de conclusão, disponibilizei algumas sugestões. Também coloco online transparências de algumas aulas, além de parte da minha produção científica, como artigos e mini-cursos”, conta.

Ribeiro, professor da Ulbra, Facensa e Unilassale, diz que a página ajuda muito no seu trabalho. “Principalmente na hora de gerar listas com as notas dos alunos. Sem contar que a minha produção fica disponível para todo mundo”. Ele conclui com um conselho a todos os professores que ainda estão em dúvida quanto à criação de uma página pessoal: “O processo para gerar a página é extremamente fácil, ademais, a atualização não é onerosa ao professor, que pode inclusive alterar o layout na hora que quiser. Usem essa ferramenta: os alunos irão agradecer”.

Comentários