EDUCAÇÃO

Primeiro curso de especialização do CAP

Publicado em 29 de julho de 2003

O Centro de Aprimoramento do Professor (CAP), em parceria com a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), realizará em agosto o seu primeiro curso de especialização. Com o tema Interdisciplinaridade e Metodologia de Ensino, o curso tem como objetivo discutir e instrumentalizar os docentes nas questões interdisciplinares que emergem de sua própria prática, além de planejar, refletir e implementar projetos de intervenção pedagógica, evidenciando novas possibilidades metodológicas. De acordo com a diretora do Sinpro/RS Cecília Bujes, “o curso de especialização do CAP, em parceria com as instituições de educação superior, está inserido no projeto do Sinpro/RS de participar da formação acadêmica dos professores, buscando facilitar o acesso dos associados a esta modalidade de curso, bem como horários compatíveis e melhores preços”. O curso de especialização em Santa Cruz do Sul representa o primeiro de uma série que o Centro estará realizando nos próximos meses. “Ainda no segundo semestre deste ano participaremos de mais um curso com a mesma temática da interdisciplinaridade, só que desta vez em parceria com a Universidade de Passo Fundo. Em breve estaremos divulgando mais informações sobre o curso e inscrições”, expõe Cecília. Ela revela ainda que, para o primeiro semestre de 2004, estão sendo organizados cursos de especialização em interdisciplinaridade em parceria com a PUC/RS e com a Unisinos. “Nossa intenção é ampliar a oferta de cursos de especialização em diferentes regiões do estado”.

As inscrições para o curso do CAP/Unisc podem ser feitas até o dia 10 de agosto através da Internet (www.unisc.br/pg) ou na secretaria de Pós-Graduação e Extensão do Campus Santa Cruz do Sul (Av. Independência, 2293), sala 812. Informações pelos fones (51)3717-7343 ou (51)3717-7311. A divulgação dos selecionados será nos dias 13 e 14 de agosto e as matrículas de 18 a 22 do mesmo mês. A previsão para o início das aulas é 30 de agosto.

O CAP, instituído pelo Sinpro/RS no final de 2002, surgiu como uma nova alternativa, junto com o FAQ – Fundo de Apoio à Qualificação Docente, para viabilizar projetos de qualificação dos seus associados. Além dos cursos de especialização em parceria com universidades, o CAP tem realizado, desde maio, diversos cursos de extensão cultural como Linguagens geradoras: as múltiplas linguagens na educação infantil, Professor/aluno: ressignificando a convivência escolar, em Porto Alegre e no interior.

INTERATIVIDADE – Com o objetivo de manter um canal de interatividade com os professores sócios do Sinpro/RS, o CAP está realizando pesquisas para identificar o interesse dos mesmos no que diz respeito aos tipos de cursos e aos horários que melhor se ajustam às suas demandas. Em junho, o Sinpro/RS enviou um folder e disponibilizou no site pesquisa com oito opções de cursos de qualificação pessoal. Até o fechamento desta edição haviam sido respondidos mais de 400 questionários. “Entendemos que cursos de qualificação pessoal também devam ser oferecidos pelo CAP , iniciativa conectada com a proposta de sindicato cidadão”.

Comentários