EDUCAÇÃO

Unisinos e Unisc: especialização em Educação

Publicado em 17 de março de 2004

Em sintonia com a perspectiva da educação contemporânea e num momento em que a educação está na pauta das discussões de diversos setores do país, o Centro de Aprimoramento do Professor (CAP), instituído pelo Sinpro/RS, está promovendo dois cursos de especialização para a qualificação de professores: Educação Transdisciplinar, em parceria com a Unisinos, e Interdisciplinaridade e Metodologia do Ensino, em parceria com a Unisc. “A realização desses cursos é o resultado de um importante projeto do Sinpro/RS e de um longo processo de conversa do Sindicato com as universidades gaúchas com o objetivo de facilitar aos professores o acesso à qualificação. Os horários e os custos desses cursos de especialização muitas vezes são impeditivos para os professores”, explica Cecília Bujes, diretora do Sinpro/RS.

Segundo ela, o Sindicato continuará buscando interlocução com as universidades gaúchas para que em outras regiões do Estado também os professores possam se beneficiar da política de qualificação desenvolvida pelo Sinpro/RS.

O curso Educação Transdisciplinar, que será ministrado na Unisinos, começa em 2 de abril e encerra em setembro de 2005, num total de 360 horas/aula. Está organizado na forma de Programas de Aprendizagem (PA), abordando quatro eixos articuladores da temática central do curso: Conhecimento; Trabalho e Transformações nas Sociedades Contemporâneas; Escola e Espaços Educativos e Pedagogia e Rupturas Disciplinares. As inscrições podem ser feitas até 20 de março. Informações: (51)591-1122 e 590-8223 e www.unisinos.br.

O curso que vai ser realizado na Unisc, Interdisciplinaridade e Metodologia do Ensino, inicia no dia 14 de maio e encerra em maio de 2005. O curso tem 368 horas/aula e é dirigido a portadores de diploma de graduação em curso de formação de professores – licenciatura plena. Estão sendo oferecidas 35 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de abril. Mais informações (51) 3717-7343 e 3717-7311 e www.unisc.br/pg.

EXTENSÃO CULTURAL – Desde o final de janeiro, o Sinpro/RS está fazendo uma pesquisa on line em seu site (www.sinprors.org.br/cap), com o objetivo de identificar a área de interesse dos professores e de oferecer cursos de extensão cultural que venham ao encontro desses interesses.

“O objetivo do CAP vai além do incentivo à formação profissional, pois significa um investimento também no crescimento pessoal dos professores”, observa Cecília. Os cursos têm, em média, 20 horas/aula e, ao todo, são 15 temas, entre eles educação especial, fotografia, cinema, musicalização e degustação de vinhos.

Até o fechamento desta edição, mais de 250 professores já haviam escolhido seus cursos de preferência. Para participar, acesse o sitewww.sinprors.org.br/cap.

Comentários