EDUCAÇÃO

FAQ define novas bolsas por sorteio

Publicado em 25 de maio de 2004

A quinta edição do sorteio do Fundo Rotativo de Apoio à Qualificação Docente – FAQ, que aconteceu no dia 17 de abril, concedeu 10 vagas para financiamento parcial de auxílio aos professores do ensino privado gaúcho no desenvolvimento de seus projetos de pós-graduação – quatro bolsas auxílio foram para doutorandos e seis para mestrandos. O sorteio, aberto ao público, aconteceu no auditório da sede estadual do Sinpro/RS, em Porto Alegre.
Uma das contempladas é a professora Cláudia Presser, sindicalizada há cerca de três anos. “Esse Programa do Sinpro/RS é uma conquista muito importante para nós”, disse emocionada. “Esse auxílio ajuda bastante no custo total do curso que acaba ficando muito caro, pois, além da mensalidade, tem a compra dos livros”, completa. A professora de Comunicação Social na Unisinos e de Design na Ulbra, Angélica Najar também foi sorteada com financiamento para o curso de Mestrado em Ciência da Comunicação. Sócia do Sinpro/RS desde 1999, Angélica disse sentir-se aliviada. “Cheguei a pedir dinheiro emprestado para o meu pai para pagar a primeira mensalidade do curso”, contou a professora. Ambas já haviam sido beneficiadas com 50% de desconto na mensalidade, através da cláusula 37 da Convenção Coletiva de Trabalho que concede desconto para os professores que cursarem pós-graduação ou extensão na própria instituição em que trabalham e na sua área de atuação.

“O FAQ faz parte de um conjunto de iniciativas do Sindicato que vão ao encontro da nossa convicção de que os professores das instituições particulares precisam estar em constante aprimoramento para qualificar o ensino”, lembra Cecília Bujes, diretora do Sinpro/RS. Ela lembra ainda que, além da manutenção da cláusula 37, outra conquista do Sindicato, defendida anualmente em cada nova Convenção Coletiva de Trabalho, é a cláusula 11, referente ao adicional por aprimoramento acadêmico e na qual está estabelecido que as escolas da rede privada de ensino ficam obrigadas a pagar a seus professores um adicional, por titulação, incidente sobre o valor hora-aula.

Criado em 2000, o FAQ já auxiliou um total de 48 professores no desenvolvimento de seus projetos de pós-graduação. Podem concorrer ao auxílio professores sócios do Sinpro/RS há mais de dois anos ininterruptos ou por cinco anos não consecutivos, com vínculo empregatício em estabelecimentos de ensino privado no Estado e cujos projetos tenham sido aprovados em programas de pós-graduação, reconhecidos pelos órgãos competentes. Confira os nomes dos professores que receberão o financiamento em www.sinprors.org.br/faq

Comentários