EDUCAÇÃO

Decretada a prisão do ex-reitor da Urcamp

Publicado em 23 de agosto de 2006

Flagrante da reportagem do Extra Classe, publicada no site do Sinpro/RS, que mostra o ex-reitor da Urcamp, Morvan Ferrugem, nas imediações do Brique da Redenção, em Porto Alegre, no domingo de 16 de julho, motivou o juiz André Luiz Aguiar a decretar, no último dia 18 de julho, a prisão do ex-reitor. Ele havia sido denunciado em março pelo Ministério Público por apropriação indébita de valores, estimados em R$ 843 mil.

De acordo com a Promotoria Pública, a decisão judicial foi embasada pela denúncia do jornal Extra Classe, que fotografou o ex-reitor passeando na Capital, uma semana depois de apresentar atestado médico à Justiça, alegando problemas de saúde, para não ser submetido a interrogatório. A notícia repercutiu na imprensa local e ganhou a capa do jornal Correio do Sul, de Bagé. Com base nos artigos 312 e 313 do Código de Processo Penal, o juiz entendeu que o ex-reitor vinha obstruindo o andamento do processo a que responde. “Embora tenha apresentado atestado, ele foi visto passeando em Porto Alegre. Se ele pode passear em Porto Alegre, também pode comparecer ao Fórum”, declarou, ao Correio do Sul, o promotor André Barbosa de Borba. Ele ofereceu denúncia contra Morvan Ferrugem em março, por apropriação indébita de valores, enquanto esteve à frente da Urcamp.

Considerado foragido da Justiça desde o último dia 18, o ex-reitor foi localizado pelo Ministério Público no Hospital Universitário de Bagé no dia 24 de julho, onde estaria internado no quarto 403 já há uma semana. O juiz André Luiz Aguiar determinou que o hospital deve informar à 2ª Vara Criminal antes de conceder alta a Ferrugem para que seja cumprido o mandato de prisão logo após sua saída do hospital. No final de julho, o juiz do processo não aceitou o pedido de Morvan para que sua prisão fosse revogada.

ALEGRETE – O ex-pró-reitor administrativo do Campus de Alegrete da Urcamp, Mário Thompson Flores, foi demitido por justa causa no último dia 6 de julho. Ele está sendo investigado pelo Ministério Público Estadual junto com a ex-tesoureira e demais supostos envolvidos por desvio de verbas da Universidade, formação de quadrilha e apropriação indébita.

POLÍTICA – Em assembléia dos professores da Urcamp, realizada no segundo semestre de 2005, os docentes aprovaram determinação de que o Sinpro/RS acompanhasse e empenhasse esforços na responsabilização dos causadores do atual quadro de crise financeira da instituição. As informações atualizadas sobre os temas que envolvem a Universidade podem ser acompanhadas em www.sinprors.org.br/forumurcamp.

* Atualização em 07/08/2006
Revogada a prisão de ex-reitor da Urcamp

O juiz da 1ª Vara Cível de Bagé, Humberto Móglia Dutra, revogou ao final da tarde da sexta-feira (04/08), a prisão de Morvan Meirelles Ferrugem, ex-reitor da Universidade da Região da Campanha (Urcamp). Segundo o Juiz, a prisão de Ferrugem foi decretada baseada no fato de que ele utilizou atestados médicos para obstruir o andamento do processo, utilizando-os para não comparecer aos dois interrogatórios que haviam sido marcados, sendo visto posteriormente, passeando em Porto Alegre. De acordo com matéria publicada pelo Jornal Coorio do Sul, de Bagé, a Justiça ordenou a realização de duas perícias feitas por especialistas, que confirmaram a enfermidade de Morvan Ferrugem; não havendo mais motivo, portanto, para ser preso pelo fato de usar os atestados.

A decisão da Justiça Cível ocorreu uma semana depois que o juiz do processo, Juiz André Luiz Aguiar, da 2a Vara Criminal, negou recurso de Morvan que pedia a revogação da prisão e sustentou sua posição anterior. Em 18 de julho, Aguiar decretara a prisão de Ferrugem.

Morvan está sendo processado pelo Ministério público pelo crime de apropriação indébita de mais de R$ 840 mil, ocorrida entre janeiro de 1995 e junho de 2004, quando era reitor da Urcamp.

Comentários