EDUCAÇÃO

Professores aprovam pauta de reivindicações

Publicado em 17 de maio de 2009

Os professores de Educação Infantil aprovaram por unanimidade, no dia 25 de abril, em assembleia no Sinpro/RS, a pauta de reivindicações para a negociação coletiva 2009 da categoria com Sindicato Patronal (Sindicreches/RS). Os docentes reivindicam reposição salarial de acordo com a inflação (INPC) dos últimos 12 meses. A previsão de inflação do período é de 6%. Também estão na pauta: organização de um calendário de férias para os meses de julho, janeiro e fevereiro; a participação das instituições com 50% da mensalidade do Plano de Saúde oferecido pelo Sinpro/RS; antecipação do feriado do Dia do Professor para 13 de outubro e disponibilidade de 20% da carga horária contratada para trabalhos extraclasse de elaboração de projetos e trabalhos.

“Estamos otimistas em relação à negociação deste ano. A participação dos professores na assembleia mostra o empenho e união da categoria por melhores condições de trabalho”, afirma João Luiz Steinbach, diretor do Sinpro/RS. A primeira rodada de negociação entre Sinpro/RS e Sindicreches ocorreu dia 30 de abril.

Nesta assembleia foram aprovadas duas pautas, uma para a rede privada e outra para as escolas comunitárias, filantrópicas e confessionais, que ainda não possuem acordo negociado pelo Sindicato.

JUSTIÇA – O Tribunal Superior do Trabalho reconheceu, no dia 9 de março, o Sindicreches como representante patronal das instituições de ensino privado de Educação Infantil. A decisão, publicada no Diário da Justiça de 27 de março, afastou qualquer representação do Secraso no que diz respeito aos empregadores da Educação Infantil. O Sinpro/RS já vinha informando os empregadores, desde a assinatura da Convenção Coletiva de 2003, firmada com o Sindicreches, que o Secraso não representava instituições de ensino privado. O julgamento do dissídio legitima as condições de trabalho fixadas para o período de maio de 2004 a abril de 2005.

Comentários