EDUCAÇÃO

Sinpro/RS retoma a luta pelo limite de alunos por turma

O Sindicato dos Professores do Ensino Privado do Rio Grande do Sul (Sinpro/RS) lança, neste mês, a versão 2011 do site www.limitedealunosporturma.com.br que tem como objetivo chamar a atenção da sociedade
Publicado em 28 de agosto de 2011

Limites de alunos por turma

Not available

Not available

A iniciativa integra a campanha por limitação de alunos por turma iniciada no ano passado. A direção do Sinpro/RS afirma que o excesso de alunos em sala de aula, além de prejudicar a saúde do professor, é danoso para a qualidade do ensino. “É hipocrisia achar que um professor vai dar conta das particularidades de cada aluno em uma turma superlotada”, destaca o professor Marcos Fuhr, diretor do Sindicato.

Segundo a direção do Sinpro/RS, a denúncia deste problema tem garantido a sensibilização maior não só de pais e estudantes, mas também de algumas instituições de ensino. “Mesmo com a indisposição do Sinepe/RS (Sindicato patronal) de regulamentar a limitação na Convenção Coletiva de Trabalho, direções de escolas e universidades têm se mostrado atentas ao problema, principalmente pela exposição pública do tema”, observa Fuhr. No ano passado, a rede de colégios Unificado firmou, em Acordo Coletivo com o Sindicato, a limitação de alunos no Ensino Médio, nos parâmetros reivindicados pelo Sinpro/RS, para os anos 2011 e 2012 (confira os parâmetros no quadro ao lado). São escolas em Porto Alegre e Canoas. “Tinham turmas de até cem alunos no terceiro ano”, lembra Sani Cardon, diretor do Sinpro/RS. “Isso representou aumento de turmas e de carga horária dos próprios professores na mesma instituição”.

A identificação das turmas com excesso de alunos está sendo realizada pelo Sindicato em levantamento em todo o estado via formulário enviado por email aos mais de 18 mil associados, da Educação Infantil à Educação Superior, e conferidos.

A limitação de alunos por turma, atualmente, também integra as bandeiras de lutas da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee).

Comentários