EDUCAÇÃO

Assembleia define eixos de reivindicação dos professores

Docentes do ensino privado concluíram em 1º de dezembro a Assembleia Geral regionalizada que definiu a pauta de reivindicações da categoria com vistas às negociações coletivas 2013
Publicado em 26 de dezembro de 2012

A Assembleia dos Professores aprovou também os seguintes eixos de reivindicações a serem negociados com o Sinepe/RS: atividade extraclasse e direito ao descanso; estratégias para a preservação da saúde dos professores; regulamentação e remuneração das atividades específicas na Educação Superior (tutorias, estágios, reuniões, deslocamentos, representações, participação em bancas, coordenação de curso); indisponibilidade no recesso letivo, e preservação da integridade física e moral dos professores.

Assembleia de Porto Alegre, foi realizada na sede estadual do Sindicato no dia 24 de novembro | Foto: Igor Sperotto

Foto: Igor Sperotto

Assembleia de Porto Alegre, foi realizada na sede estadual do Sindicato no dia 24 de novembro

Foto: Igor Sperotto

A Campanha Salarial 2013 mobiliza todos os sindicatos filiados à Fetee/Sul e deverá ressaltar, mais uma vez, a contradição entre o aumento das anuidades e o baixo investimento feito pelas instituições de ensino nos seus professores e funcionários. O ensino privado gaúcho conta com mais de 33 mil professores e 11 mil funcionários, em 2,5 mil instituições.

PARTICIPAÇÃO – Com o objetivo de potencializar o acesso e a participação dos professores em todo o estado, foram realizados, desde o dia 19 de novembro, 26 encontros regionais em 19 municípios do estado.

Tendo em vista que a dinâmica da negociação salarial será em câmaras específicas e simultâneas, os professores aprovaram de forma separada nas assembleias regionais as pautas de reivindicações da Educação Básica e da Educação Superior. A negociação em separado foi aceita pelo Sinepe/RS em 2012 e atende uma reivindicação histórica do Sinpro/RS com o objetivo de um debate mais aprofundado, que contemple a realidade de trabalho desenvolvido pelos professores de cada nível.

Também foi pauta nos encontros a definição da Contribuição Assistencial que será descontada de todos os professores, entre outros pontos de interesse da categoria, bem como foram eleitos os delegados do Sinpro/RS para o Congresso da Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Privado do RS (Fetee/Sul), que ocorrerá nos dias 15 e 16 de dezembro, em Porto Alegre.

Comentários