EDUCAÇÃO

Sindicato dá início ao levantamento 2014

Publicado em 10 de abril de 2014

O Sinpro/RS iniciou no mês de março novo levantamento junto aos professores da educação básica e da educação superior para identificar as instituições com turmas com excesso de alunos, a partir dos parâmetros reivindicados pelo Sindicato (quadro ao lado).
A relação das instituições de ensino que mantêm excesso de alunos em turmas será divulgada no site www.limitedealunosporturma.com.br, especialmente criado
pelo Sindicato para expor o problema para a sociedade.

A reivindicação de limitação de alunos em sala de aula está, mais uma vez, em discussão na negociação coletiva entre Sinpro/RS e Sinepe/RS. Realizado semestralmente desde 2010 pelo Sindicato, o levantamento vem demonstrando que muitas instituições mantêm turmas com grande número de alunos. “A denúncia pública, no entanto, vem ampliando
a sensibilização de pais e estudantes, assim como de algumas instituições de ensino, apesar do Sinepe/RS continuar resistindo ao estabelecimento de limites na Convenção Coletiva de Trabalho”, destaca Cecília Farias, diretora do Sinpro/RS.

A preocupação com turmas com excesso de alunos foi pontuada por pais e estudantes nas reuniões promovidas pelo Sinpro/RS no final de março para falar das negociações salariais dos professores e o reajuste das mensalidades.

LIMITAÇÃO
Veja os parâmetros do Sinpro/RS para a limitação no número de alunos por turma:

Educação infantil
0 a 2 anos: 7 alunos
3 a 4 anos: 15 alunos
5 anos: 20 alunos

Ensino fundamental
Anos iniciais: 1º a 5º anos: 25 alunos
Séries/anos finais: 5ª a 8ª séries/6º a
9º anos: 35 alunos

Ensino médio
40 alunos
Educação superior
50 alunos

Comentários