EDUCAÇÃO

Livro com textos inéditos de Paulo Freire chega às livrarias

Nesse quarta, 14, Dia Nacional da Alfabetização, a Editora Paz e Terra lançou o livro Pedagogia do Compromisso: América Latina e Educação Popular, organizado por Nita Freire, viúva do educador
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 14 de novembro de 2018

Foto: Instituto Paulo Freire

Freire: um dos autores mais citados nas ciências sociais no mundo

Foto: Instituto Paulo Freire

Nesse Dia Nacional da Alfabetização, 14 de novembro, a Editora Paz e Terra informa que está chegando às livrarias o livro Pedagogia do compromisso: América Latina e Educação Popular com textos inéditos de Paulo Freire. Organizado por Nita Freire, viúva do educador, a obra reúne transcrições de entrevistas, conferências e discursos feitos de improviso pelo patrono da educação brasileira em países como Argentina, Chile, Uruguai e Nicarágua além de obviamente no Brasil.

Os textos que compõem o livro remontam o final dos anos 1980 e início dos anos 1990, quando Paulo Freire reafirmou suas convicções em relação as políticas da educação, o seu sentido ético e estético e ao significado da esperança como motor da prática de educadores progressistas.

Em um dos trechos compilados por Nita, Paulo Freire fala a uma plateia de 3,5 mil pessoas no Estádio Deportivo de San Luis na Argentina em 1996 sobre sua visão otimista do futuro: “Não é possível conceber um ser humano desesperançado. O que sim, podemos conceber, são momentos de desesperança. Durante o processo de busca há momentos em que nos detemos e dizemos para nós mesmos: não há nada que fazer. Isto é compreensível, compreendo que se caia a essa posição. O que não compartilho é que se permaneça nessa posição. Seria como uma traição à nossa própria natureza esperançosa e inquietamente buscadora”.

Foto: Lóryen Bessa

Nita Freire: “Um homem que lutou, lutou, lutou a vida inteira pela educação no Brasil. Paulo Freire deu o seu corpo e a sua alma ao povo brasileiro; ao povo do mundo, mas sobretudo ao povo brasileiro”

Foto: Lóryen Bessa

O lançamento do livro nesse mês de novembro ainda contrasta com os acalorados debates que estão ocorrendo no Congresso Nacional por conta das tentativas de votação de lei que estabelece a chamada Escola sem Partido que deverá ainda ser motivo de debate dos ministros do Supremo Tribunal Federal ainda no fim desse mês.  “Paulo Freire nunca foi um doutrinador”, leia a entrevista com Nita Freire, publicada em setembro de 2017, no jornal Extra Classe.

Encarado pelos entusiastas do Escola sem Partido como a verdadeira personificação do mal, Paulo Freire é considerado um dos maiores pensadores na história da pedagogia mundial sendo um dos pioneiros do movimento pedagogia crítica e um dos intelectuais brasileiros mais respeitados fora do país. Sua obra prima A pedagogia do Oprimido é elencada como o terceiro livro mais citado no mundo na área das ciências sociais, segundo estudo da London School of Economics.

Serviço

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução


Pedagogia do compromisso

Paulo Freire
(Organização Nita Freire)
288 páginas
R$ 42,90
Editora Paz&Terra
Grupo Editorial Record

Comentários