EDUCAÇÃO

Assembleia lança Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Uergs

A Frente pluripartidária pretende cobrar do governo estadual mais investimentos e melhorias necessárias na Universidade
Da Redação* / Publicado em 8 de maio de 2019

Foto: Luiz Morem

Reitor da Uergs, Leonardo Alvim Beroldt da Silva, saudou a iniciativa e prestou solidariedade às universidades e aos institutos federais que estão sofrendo cortes

Foto: Luiz Morem

Foi lançada nesta quarta-feira, 8 de maio, a Frente Parlamentar em Apoio e Defesa da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). A Frente pretende cobrar o Governo estadual mais investimentos e melhorias necessárias na Universidade. O ato contou com a presença dos deputados Luciana Genro (Psol), Jeferson Fernandes (PT), Eduardo Loureiro (PDT) e Silvana Covatti (PP), do secretário estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Catarina Paladini, e de alunos, professores, representantes do Sinpro/RS e dirigentes da instituição.

“Vamos fiscalizar e exigir que o governo gaúcho cumpra sua obrigação constitucional e legal, especialmente a que determina o investimento de 0,5% da Receita Corrente Líquida na manutenção e desenvolvimento do ensino superior público”, disse o proponente da Frente Parlamentar, Deputado Capitão Macedo (PSL). Afirmou ainda que, por intermédio da Frente Parlamentar, a Assembleia Legislativa estaria aberta ao diálogo.

Frente Parlamentar em defesa da Uergs

Foto: Luiz Morem/Agência de Notícias ALRS.

Cerimônia ocorreu no Salão Júlio de Castilhos

Foto: Luiz Morem/Agência de Notícias ALRS.

O reitor da Uergs, Leonardo Alvim Beroldt da Silva, saudou a formação de uma frente pluripartidária em defesa da universidade. Prestou ainda solidariedade às universidades e aos institutos federais que estão sofrendo cortes que podem inviabilizar a pesquisa e disse que era o momento de a sociedade se unir em defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade.

O presidente da Associação dos Docentes da Uergs, Luciano Andreatta Carvalho da Costa, lembrou que a universidade foi autorizada pela quase totalidade do parlamento, à época, e apontou algumas das dificuldades enfrentadas pela Universidade, como a necessidade de realização de novo concurso público.

Com 18 anos de existência, a Uergs conta com 269 professores e 189 técnicos, mais de 6 mil alunos em 37 cursos de graduação, distribuídos em 20 das 28 regiões dos Coredes.


Leia também
Estudo incorpora fundações estaduais extintas à Uergs

 

*Com Agência de Notícias da ALRS.

Comentários