EDUCAÇÃO

Paulo Freire é celebrado na América Latina e Caribe

O aniversário do educador inicia as comemorações do seu centenário que ocorrerá em 2021, além de estabelecer uma agenda de contraponto à ofensiva ideológica contra seu legado
Por César Fraga / Publicado em 18 de setembro de 2020
Ilustração de Edgar Vasques, que integra a coleção de cartões produzidos em parceria com a Grafar para comemorar o centenário de Paulo Freire

Ilustração de Edgar Vasques, que integra a coleção de Cartões Pedagógicos produzidos em parceria com Grafar e  Freireando Porto Alegre para comemorar o centenário de Paulo Freire

Ilustração: Edgar Vasques / Freireando POA / Reprodução/ Divulgação

No sábado, 19 de setembro, o Conselho de Educação Popular da América Latina e do Caribe (Ceaal), no mesmo dia em que Paulo Freire comemoraria o seus 99 anos, fará o lançamento oficial das celebrações do centenário do educador. Para isso será realizado o ato político cultural Esperançar a América Latina: Rumo ao Centenário de Paulo Freire. Também haverá uma intensa agenda em Porto Alegre (ver no final desta matéria).

Participarão da abertura Oscar Jara,  o presidente do Ceaal (Peru/Costa Rica), Nita Freire e Pedro Pontual (ambos brasileiros). Nita Freire é Pedagoga e Doutora em Educação, viúva de Paulo Freire e responsável por seu legado intelectual. Pedro Pontual é Doutor em Educação. Membro honoris causa do Ceaal. Trabalhou com Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, coordenando o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (MOVA). Também foi diretor do Departamento de Participação Social da Secretaria Geral da Presidência da República, durante o governo Dilma Rousseff.

Como se trata de uma ação latino-americana em vários países, o evento contará com a participação de educadores populares de diferentes regiões, artistas e pessoas que conheceram Paulo Freire em vida, entre eles, Frei Betto (Brasil), Lola Cendales (Colômbia), Nydia González (Cuba).

O evento ocorrerá no sábado, 19 de setembro, às:

– 16 hrs do Centro América;

– 17 hrs do México, Colômbia, Panamá, Peru e Equador;

– 18 hrs da Bolívia, Caribe, Venezuela e Paraguai;

– 19 hrs da Argentina, Brasil e Chile.

O ato político cultural Esperançar a América Latina faz parte da Campanha Latino-Americana e Caribenha em Defesa do Legado de Paulo Freire, organizada pela Ceaal em aliança com diversos movimentos sociais e coletivos e lançada em julho de 2019 como uma forma de fazer contraponto à ofensiva ideológica contra as ideias de Paulo Freire e para defender o seu legado. Serão realizadas atividades até 2021.

Como assistir

A transmissão ocorrerá ao vivo no YouTube (https://www.youtube.com/c/CEAALtv/ )

e Facebook ( https://web.facebook.com/CEAAL)

Para saber mais sobre a Campanha, acesse: https://web.facebook.com/paulofreirevive

Comemorações em Porto Alegre

Em Porto Alegre, uma das organizadoras é a professora Liana Borges, doutora em Educação, professora aposentada da Rede Municipal de Porto Alegre e educadora popular. Ela faz parte da rede nacional Café Com Paulo Freire, que faz parte do Ceaal.

“Essa mobilização surge da necessidade de defesa do legado de Paulo Freire e o enfrentamento do atual contexto, marcado pelo aprofundamento das desigualdades sociais e dos processos históricos de opressão”. Ela informa que neste sábado os 23 núcleos do Café promoverão uma forte mobilização nas redes sociais em torno das comemorações. “Nossa ideia inicial era promover eventos presenciais nas ruas e parques, mas devido à pandemia não é possível”

Histórico

Ela recorda que, em julho do ano passado, o Ceaal lançou um manifesto em defesa do legado de Paulo Freire, que reverberou em vários países. Em Porto Alegre, foi feito um grande ato na Faculdade de Educação da Ufrgs.

“Nosso objetivo este ano é associar a Campanha às comemorações do centenário, obviamente para resistir a este contexto de pandemia nessa avalanche do bolsonarismo que está em curso, atingindo todas as áreas e particularmente no campo da educação, em todos os níveis, principalmente na educação Básica e Superior”, lamenta.

Ceaal está em 20 países

De acordo com Liana, o Ceaal abarca 20 países. Esses países estão divididos em regiões. “Como o Brasil tem dimensões continentais, temos uma coordenação local. Aqui no Freireando Porto Alegre temos a participação de mais de 40 entidades, entre elas o Sinpro/RS, Café com Paulo Freire, Simpa, Cpers-Sindicato, Ufrgs. Decidimos entrar portanto, nessa leva de comemorações”, relata.

Freireando Porto Alegre na Câmara de Vereadores de POA

Na segunda-feira, 21, às 14 horas, haverá um grande expediente na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Alegre em Homenagem ao Centenário de Paulo Freire, por proposição do vereador Adeli Sell (PT). A homenagem será transmitida pela TV Câmara, no canal 16 da NET/Claro ou canal digital 11.3. Também pode ser acompanhado pelo YouTube em https://www.camarapoa.rs.gov.br/institucional/tvcamara

Grafite e cartum

Ao longo da semana será finalizada a pintura de um grafite, do artista Amaro Breu, em homenagem a Paulo Freire, no Centro Municipal de Educação de Trabalhadores Paulo Freire. “Pretendemos grafitar pelo menos mais dois espaços além desse: Escola Porto Alegre e Sindicato dos Municipários”, projeta Liana.

“Além disso temos uma parceria com a Grafar, entidade representativa dos cartunistas com atuação no Rio Grande do Sul, em que 12 artistas estão produzindo ilustrações e cartuns. Na próxima semana lançaremos cinco Cartões Postais, que chamamos de Cartões Pedagógicos. Eles trazem ilustrações de Hals, Edgar Vasques, Santiago, Vecente e Alisson Afonso”, explica.

Movimentos sociais

Segundo Liana, os cartões pedagógicos serão distribuídos por intermédio dos movimentos sociais, especialmente em projetos que estão atuando com a distribuição de cestas básicas. “Nossa ideia é que além das ilustrações dos cartões, no seu verso contenha informações de quem foi Paulo Freire. Além disso, nos colocaremos à disposição para formatar e executar oficinas pedagógicas para distribuição desses cartões junto aos movimentos sociais”.

Confira cinco ilustrações que farão parte da coleção de Cartões Pedagógicos: 

Comentários