EDUCAÇÃO

O combustível da alma

Professor e alunos da UPF criam curso de música virtual e gratuito para que crianças e adolescentes possam enfrentar o isolamento durante a pandemia
Por Gilson Camargo / Publicado em 16 de outubro de 2020
Curso virtual tem 40 alunos matriculados que serão encaminhados a projetos de extensão

Foto: Acervo Pessoal

Curso virtual tem 40 alunos matriculados que serão encaminhados a projetos de extensão

Foto: Acervo Pessoal

Se o petróleo movimenta as máquinas, a música movimenta a alma, disse certa vez o maestro Heitor Villa-Lobos. A analogia é lembrada pelo bacharel em Percussão e mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Márcio Tolio. Professor dos cursos de Licenciatura em Música e Bacharelado em Percussão da Universidade de Passo Fundo (UPF), ele e os seus alunos de música encontraram um jeito de mobilizar os jovens durante o isolamento social, criando um curso de música virtual e gratuito para crianças e adolescentes.

Márcio Tolio: música para preencher tempo ocioso dos alunos

Not available

Márcio Tolio: música para preencher tempo ocioso dos alunos

Not available

As aulas começaram no dia 28 de setembro, com mais de 40 inscritos, a maioria adolescentes. “A iniciativa partiu de mim e dos alunos com o intuito de dar uma contrapartida para a comunidade e a sociedade nesse período que a gente está passando, de tempo ocioso das crianças. A música, como a gente sabe, vem sendo uma das principais ferramentas pra isso”, explica o professor – que enfatiza seu nome artístico: “Kbecinha”.

Os alunos aprendem os fundamentos da música com os instrumentos disponíveis no curso. “Temos alguns projetos de extensão da instituição para os quais a gente pretende direcionar essas crianças a partir do ano que vem, para poder continuar esse trabalho de forma presencial”, revela.

Um desses projetos é o Da Capo, que integra o programa de extensão Musique e visa à criação de atividades de ensino musical, mais especificamente aulas de instrumentos musicais para jovens e crianças de 7 a 17 anos, alunos da rede pública de ensino ou pertencentes a instituições de apoio a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Comentários