EDUCAÇÃO

Movimento pró-Instituto de Educação pressiona por audiência com Leite

Representantes entregaram abaixo-assinado na Casa Civil pedindo continuidade do restauro do Instituto de Educação
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 12 de janeiro de 2022
Com o assessor André Palácio, a presidente da Comissão de Restauro, Maria da Graça Ghiggi Moralles, presentes a presidente do Conselho Escolar do IE, Ceniriani Vargas, a professora e vice-presidente do Conselho Escolar, Heloiza Rabeno e a aluna Marina Albuquerque

Foto: Movimento pró-IE/Divulgação

Com o assessor André Palácio (ao centro), a presidente da Comissão de Restauro, Maria da Graça Ghiggi Moralles; a presidente do Conselho Escolar do IE, Ceniriani Vargas; a professora e vice-presidente do Conselho Escolar, Heloiza Rabeno; e a estudante Marina Albuquerque

Foto: Movimento pró-IE/Divulgação

O Movimento em Defesa do Instituto de Educação General Flores da Cunha (IE), de Porto Alegre, deu nessa quarta-feira, 12, mais um passo em sua luta para tirar do papel a restauração da imponente edificação tombada pelo Patrimônio Público do estado que é sediada no parque Farroupilha.

Representantes foram à Casa Civil do governo Eduardo Leite (PSDB-RS) entregar mais de 9.500 assinaturas de um abaixo-assinado que visa a garantia da continuidade das obras e o retorno da comunidade escolar para o prédio histórico do IE. A ideia, conforme a presidente da Comissão de Restauro, Maria da Graça Ghiggi Moralles, também foi solicitar mediação para que ocorra uma audiência com Leite. O pedido feito em 25 de outubro do ano passado até o momento não obteve resposta.

Ao contrário do inicialmente previsto, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior (PSDB-RS) não pode participar da audiência. A recepção ficou a cargo do assessor André Palácio.

Na ocasião, além de Maria da Graça, estiveram presentes a presidente do Conselho Escolar do IE, Ceniriani Vargas, a professora e vice-presidente do Conselho Escolar, Heloiza Rabeno e a aluna Marina Albuquerque.

Na terça-feira, 11, o movimento pró-restauro do IE  reuniu-se em formato ampliado com a secretária de educação Raquel Figueiredo Alessandri Teixeira (PSDB-GO). Estiveram presentes Cecília Maria Martins Farias, diretora do Sinpro/RS; Amarildo Pedro Cenci, presidente da  CUT/RS; Rosane Teresinha Zan, diretora do Cpers/Sindicato; Sofia Cavedon, deputada estadual; Maria da Graça G. Morales, presidente da Comissão do Restauro; Alessandra Lemes da Rosa, Diretora-Geral  do IE; e Heloiza M. Rabeno, professora e vice-presidente do Conselho Escolar do IE.

Em outubro passado, Extra Classe revelou que o governador do estado assinou na Espanha um protocolo de entendimento com o Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG) para a implantação de um museu privado e de um centro tecnológico de formação de professores. O IDG é sediado no Rio de Janeiro e é responsável pela gestão de uma série de iniciativas culturais públicas no Brasil como o Museu do Amanhã. As mais recentes conquistas do IDG são as administrações do futuro Museu das Favelas da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e do Forte de Nossa Senhora dos Remédios, em Fernando de Noronha (PE).

Para participar do abaixo-assinado acesse aqui.

 

 

Comentários