EDUCAÇÃO

Infância, mídia e violências no século XXI

Este será o tema do VI Seminário Criança na Mídia e do I Seminário Recria que serão realizados nos dias 18 e 19 de outubro, na Universidade Feevale, reunindo acadêmicos, pesquisadores e professores
Por Redação / Publicado em 11 de outubro de 2022
Infância, mídia e violências no século XXI

Foto: Alisson Brum

Instalação abordará temas como a alimentação, a medicalização da infância, o trabalho infantil, a situação de crianças imigrantes e a violência sexual contra crianças e adolescentes

Foto: Alisson Brum

A programação será híbrida, com palestras presenciais e transmitidas on-line. Também contará com apresentação de trabalhos acadêmicos e relatos de experiência de modo virtual, bem como de trabalhos científicos e relatos de experiência do Brasil e do exterior.

Iniciativa do grupo Criança na Mídia – Núcleo de Estudos em Comunicação, Educação e Cultura, da Universidade Feevale, o Seminário Criança na Mídia é um evento bienal que acontece tradicionalmente no mês de outubro, desde 2011. Tem como proposta a ampliação do debate entre pesquisadores, profissionais e acadêmicos, bem como com professores da educação básica sobre a complexa relação entre mídia e crianças. Nesta edição, integra o I Seminário Recria.

Criança, mídia e desigualdade

“O Grupo Criança na Mídia tem investido significativamente na ampliação do debate sobre infância, mídia e desigualdades, observa a jornalista e professora Saraí Schmidt, coordenadora do Grupo e do Seminário Criança na Mídia e uma das fundadoras da Recria. Saraí integra o corpo docente dos programas de pós-graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social e Processos e Manifestações Culturais e dos cursos de Comunicação da Feevale.

O I Seminário da Rede de Pesquisa em Comunicação, Infâncias e Adolescência estreia com uma proposta itinerante da Recria, que é formada por pesquisadoras e pesquisadores do Brasil e do exterior que discutem as relações de crianças e adolescentes com a mídia.

“É uma parceria muito frutífera, que envolve professores do ensino básico, com a rede de pesquisadores com representatividade nas cinco regiões do país”, destaca Juliana Doretto, uma das fundadoras da Recria, professora e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte da PUC/Campinas. “Tivemos cerca de 60 trabalhos aprovados, que serão apresentados em diversas mesas, em quatro Grupos de Trabalho. Esse é o primeiro congresso da Recria e conseguimos mobilizar universidades de diferentes regiões do Brasil”

Intercâmbio interdisciplinar

O I Seminário Recria tem por objetivo promover o intercâmbio entre pesquisadores e profissionais de diferentes áreas, com foco interdisciplinar nos estudos sobre gênero, raça, classe social, sexualidade, desigualdades e processos de in/exclusão. No centro das discussões, infância e juventude e suas confluências com os processos midiáticos e culturais.

A proposta é oportunizar um espaço para a problematização de perspectivas educacionais e movimentos que perpassam também o território escolar.

“Temos uma tradição de colocar em pauta temas que convocam a comunidade acadêmica, profissionais de diferentes áreas e docentes da escola básica para olhar de maneira crítica e complexa para as questões que envolvem discriminação e as infâncias”, explica Saraí. “Neste ano, a temática violências, associada às infâncias e mídia que estão sempre presentes em nossas discussões, é o fio condutor do seminário e da instalação artística que criamos para sensibilizar as pessoas. Trata-se de uma proposta que visa impactar a sociedade para que cada pessoa possa refletir sobre a sua responsabilidade, sobre a sua capacidade de indignação diante das diferentes formas de violência que atingem as crianças brasileiras diariamente”, destaca Saraí.

Instalação

Abordando temas como a alimentação, a medicalização da infância, o trabalho infantil, o casamento infantil, a situação de crianças imigrantes e a violência sexual contra crianças e adolescentes, a instalação Infâncias, Violências & Mídia no Século XXI é mais um importante pilar do VI Seminário Criança na Mídia – I Seminário Recria, e será exposta no Saguão do Salão de Atos do Campus II da Universidade Feevale.

Proposição do Grupo Criança na Mídia, a instalação apresenta itens relacionados às crianças concretizados em manequins, vídeos, objetos de trabalho, além de fotografias, que têm como fio condutor notícias veiculadas na mídia sobre o assunto.

Sua proposta é problematizar o lugar social das crianças na contemporaneidade e criar uma aproximação do público com as realidades apresentadas, possibilitando reflexão sobre a importância da discussão sobre temáticas que envolvem o universo infantil e como estas são apresentadas pelas narrativas midiáticas.

As inscrições são gratuitas para ouvintes, com emissão de certificado, e devem ser realizadas até a véspera do evento, em 17 de outubro, no site oficial do evento, onde os interessados também podem conferir a programação na íntegra.

Comentários