GERAL

Educação integral

Publicado em 14 de novembro de 2013
O Ciep Pablo Neruda é referência em educação integral

Foto: Tânia Rêgo/ABr

O Ciep Pablo Neruda é referência em educação integral

Foto: Tânia Rêgo/ABr

Pesquisa da Fundação Itaú Social realizada pelo Instituto Datafolha mostrou que 90% aprovam a educação integral nas escolas. Dos 10% que rejeitam essa proposta, 3% afirmam que a criança deveria passar parte do tempo com a família e 4% acreditam que ficar um período maior que 4 horas na escola é cansativo e resultará em falta de empenho de crianças e jovens. Uma parcela de 2% dos entrevistados diz temer pelo baixo nível do ensino. A pesquisa ouviu 2.060 estudantes, sendo 85% da rede pública em 132 municípios nas diferentes regiões do Brasil.

Segundo a pesquisa, as principais ações do Estado para a educação deveriam ser os investimentos em educação integral (88%), a melhoria da qualidade da formação dos professores (71%), o empenho para ampliar a infraestrutura das escolas (63%) e o foco na distribuição de material escolar (35%).

A percepção de que a educação integral é necessária ao sistema de ensino infantil e fundamental do país é importante para 50% dos entrevistados, porque, segundo eles, melhora o nível da educação; para 30% porque ocupa o tempo livre; para 23% por evitar a criminalidade, a violência e o uso de drogas; para 12% por funcionar como um investimento no futuro; e para 12% por fazer a criança estar segura e deixar de ser uma preocupação dos pais.

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