GERAL

20 anos sem Dom Hélder Câmara

Na próxima semana, a figura do religioso entra em uma nova etapa no processo de sua santificação: a abertura da fase romana das investigações.
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 26 de agosto de 2019

Dom Helder Câmara

Foto: Rádio Vaticano

Foto: Rádio Vaticano

Essa terça-feira, 27, marca os 20 anos do falecimento de Dom Hélder Pessoa Câmara, arcebispo emérito de Recife e Olinda (1909-1999), ou simplesmente Dom, como era conhecido por milhares de seus admiradores. Coincidência ou não, na próxima semana, a figura do religioso que foi um forte adversário do regime militar brasileiro e indicado quatro vezes ao prêmio Nobel da Paz pela sua luta pelos Direitos Humanos, entra em uma nova etapa no processo de sua santificação, a abertura da fase romana das investigações.

Com o processo local aceito em 2018 pelo Vaticano, formalmente Dom Hélder já detinha o título de Servo de Deus. Agora, com os trabalhos que serão realizados no centro do catolicismo, após o reconhecimento de que Dom Hélder praticou em “grau heroico as virtudes cristãs” pelo Papa, o religioso será declarado Venerável.

No ano passado, Dom Helder Pessoa Câmara foi declarado Patrono Brasileiro dos Direitos Humanos. A lei de número 13.581/2017 foi sancionada e publicada no Diário Oficial da União em 26 de dezembro.

RESISTÊNCIA – Mesmo com a simplificação do processo de canonização formulado no pontificado de João Paulo II (1920-2005) com a possibilidade do início se dar após cinco anos do falecimento de um postulante à santificação, o processo de Dom Hélder somente deslanchou de fato após a substituição de seu sucessor, Dom José Cardoso Sobrinho, pelo atual arcebispo de Recife e Olinda, Dom Antônio Fernando Saburido.

Pedidos e pressões não faltaram à época para que o processo de reconhecimento de Dom Hélder tanto de leigos, religiosos como padres e até a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. No entanto, como fontes da própria Igreja confessavam, Dom José resistiu ao máximo, pois além de se confrontar abertamente com o estilo pastoral de seu antecessor, teria sido colocado no seu lugar para desmantelar todo o trabalho progressista edificado por Dom Hélder.

ETAPAS – Após ser declarado Venerável, todo e qualquer relato de milagres que possam ser atribuídos a intercessão de Dom Hélder passam a ser compilados. Os casos selecionados são analisados por um junta de especialistas da Congregação para a Causa dos Santos, que inclui consultores procedentes de diversas nações, peritos em história e teologia, além de um conselho médico. Com a comprovação de um milagre reconhecido pela Igreja, o “candidato” é declarado Beato. A canonização, ou seja, a inscrição de uma pessoa no livro de santos oficiais da Igreja Católica, só é possível após a comprovação de um segundo milagre, ou uma dispensa especial do Papa.

Comentários