GERAL

Professores do ensino privado vão às urnas em novembro

As eleições da nova direção do Sinpro/RS serão realizadas de 5 a 7 de novembro em todo estado por meio de voto eletrônico, envolvendo mais de 22 mil docentes
Da redação / Publicado em 11 de outubro de 2019

Not available

Este ano, votação será eletrônica

Not available

Estas eleições serão as maiores em número de votantes já realizadas pelo Sindicato dos Professores, o mais antigo do estado, instituído em 1938.  É considerado eleitor do Sinpro/RS todo sindicalizado que, na data da votação, tiver mais de três meses de inscrição no quadro social, com as mensalidades quitadas até 30 dias antes das eleições, e estiver dentro dos direitos sociais conferidos no estatuto da entidade. Associado aposentado tem direito de voto assegurado.

A apuração será feita no dia 8 de novembro. Se eleita, a Chapa 1 – Novos desafios, da situação, única inscrita para o pleito, ficará à frente do Sinpro/RS de 1º de janeiro de 2020 a 31 de dezembro de 2022. O processo eleitoral foi aberto no dia 17 de agosto, em Assembleia Geral, que elegeu a comissão eleitoral para coordenar as eleições.

“A participação das professoras e dos professores nas eleições do Sindicato é de fundamental importância”, destaca Erlon Schuler, integrante da atual direção e da Chapa 1. “Isso é o que dará credibilidade e força às lutas empreendidas pelo Sindicato no próximo período. O ano de 2019 foi marcado por uma negociação extensa e aguerrida com os sindicatos patronais, demonstrando o avanço das forças que desejam relativizar direitos já conquistados. Assim, a participação de todos os profissionais é, além de estratégica, um ato de defesa pela continuidade das lutas”, explica ele.

VOTO ELETRÔNICO – Neste ano, buscando modernizar a votação, a eleição será por meio eletrônico. Os professores votarão em tablets, disponibilizados especialmente para o pleito, diretamente em suas instituições de ensino, independentemente do nível em que atuam, ou nas sedes do Sindicato em todo o estado. Professores aposentados, os sócios que pagam as mensalidades por boleto ou débito ou aqueles que atuam em escolas com até três professores votarão pela internet. Esses receberão uma senha pessoal e exclusiva com as devidas orientações. Para os demais, a garantia do voto único por usuário se dá pela validação de dados pelo mesário no local de votação e uso de senha pelo votante. Uma segunda senha específica para confirmação, antes da votação, é utilizada pelo mesário.

Todo o processo de votação será realizado pela empresa Eleja On Line, especializada em votações deste tipo. O sistema é criptografado e tem certificações de segurança que permitem auditoria. “O que se deseja é que a categoria possa comparecer às urnas e expressar sua vontade, mas que os procedimentos burocráticos sejam muito mais ágeis e precisos”, explica Rômulo Escouto, presidente da comissão eleitoral, composta também pelos professores Ana Lúcia Tomazi, Elói João Kirsten, João Batista de Barros Minuzzi, Antonieta Beatriz Mariante e Rejani Maria Friedrich.

Informações sobre as eleições e os editais específicos podem ser acessados no site www.sinprors.org.br/eleicoes.

Comentários