GERAL

Press Revisão comemora mil obras revisadas com live e revista

Birô especializado em revisão ortográfica de literatura e jornalismo lança catálogo com o acervo das publicações impressas em 16 anos
Por Gilson Camargo / Publicado em 29 de junho de 2022

Envios diários

Envios diários

Luís Augusto Lopes, da Press Revisão, comemora as mil obras revisadas

Foto: Acervo Pessoal

Quem trabalha com jornalismo e literatura sabe que o revisor pode ser a última trincheira na guerra que um autor trava contra os prazos de fechamento, um campo invariavelmente minado pelas armadilhas da língua portuguesa.

Formado em Letras pela Ufrgs, o gremista Luís Augusto Junges Lopes prefere fazer uma analogia entre o papel do revisor no resultado final de uma publicação e a função do goleiro no futebol.

“Todo grande goleiro vai ficar conhecido mais pelos frangos do que pelas grandes defesas. Na revisão também: às vezes uma bola fácil pode virar um gol contra. A diferença é que a gente tem mais de uma chance de evitar um frango ou uma bola fora”, compara. Lopes é sócio-proprietário da Press Revisão, birô especializado em revisão ortográfica de textos literários e jornalísticos, que está comemorando mil publicações revisadas.

Feira do Livro

Imagem: Reprodução

A primeira publicação foi a Revista da Feira do Livro de 2006, que estampava o nome da Press Revisão no expediente. “Como percebi que estava com alguns projetos de livros e outros trabalhos engatilhados, resolvi contabilizar numa planilha de Excel a obra, o autor, a editora e o mês e ano. Assim, decidi que materiais que fossem lançados somente na versão on-line não entrariam nessa conta”, relata.

Em seguida, veio a oportunidade de revisar todos os volumes do livro Encontros com o Professor, capitaneado pelo jornalista Ruy Carlos Ostermann, com supervisão da jornalista Cristiane Ostermann, pela Signi. Em novembro de 2013, a Press Revisão celebrou a publicação de nº 500, com a obra Dicionário Amoroso de Porto Alegre, do escritor Altair Martins. Em março deste ano, a empresa, finalmente, conquistou a milésima publicação, com o livro Poalaroides Urbanas, do escritor Breno Serafini, pela Editora Parangolé.

Revista do revisor

Imagem: Reprodução

A marca de mil revisões é motivo de comemoração e de uma publicação especial, produzida em parceria com a Agência Moove, que assinala estes 16 anos de produção, com as capas de 250 trabalhos, entre livros, revistas, jornais, informativos, relatórios.

“Você vai encontrar livros infantis, de história, de (ótima!) literatura, biografias, de entrevistas, de receitas, periódicos como o Jornal Extra Classe, a Revista Textual, o boletim Período Livre, editados pelo Sinpro/RS. Todos devidamente catalogados no acervo. A edição especial traça um verdadeiro panorama de todo trabalho realizado”, explica o diretor.

Além dessas editoras, constam também títulos da Diadorim, Calypso, Edelbra, Libretos, Casa Verde, Literalis, Papo Abissal, entre outras.

Futebol

Imagem: Reprodução

Na seara futebolística, a Press Revisão trabalhou nos livros No Último Minuto, biografia sobre o ex-jogador Escurinho, escrita pelo jornalista Jones Lopes da Silva; Gigante Para Sempre, de Altair Martins, sobre a história do Internacional, desde seus primórdios até a construção do novo estádio para a Copa do Mundo de 2014, sendo o revisor o único gremista na equipe; Sadi Schwerdt – Nosso Capitão, escrito pelo jornalista Paulo César Teixeira, sobre o ex-lateral-direito do Internacional, tendo sido considerado na época o melhor jogador do Brasil em sua posição.

Também estão no acervo as obras Cerâmica Atlético Clube  60 anos; de Eduardo Plentz e Paulo Hallal, Liga da Canela Preta, de José Antônio dos Santos; Vôlei em Montenegro, da jornalista Cláudia Coutinho, e ACBF  40 anos, do jornalista Andreas Müller.

Para festejar a efeméride, a Press Revisão irá lançar, com exclusividade para os seus clientes, a publicação comemorativa no dia 3 de julho, a partir das 19h, no Bar do Nito, na Av. Lucas de Oliveira, 105, em Porto Alegre. Antes do lançamento, o revisor Luís Augusto fará uma live pelo Facebook com a escritora e contadora de histórias Rosane Castro, no dia 30 de junho, a partir das 19h30, para falar sobre o ofício de revisor, a revista das mil publicações, entre outras curiosidades.

Comentários