GERAL

Atirador da Bahia tem 14 anos e usou arma do pai

O menino promovia discursos de ódio na internet e usou a arma do pai, que é policial reformado da Polícia Militar de Brasília
Por César Fraga / Publicado em 27 de setembro de 2022
Atirador da Bahia tem 14 anos e usou arma do pai

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O atirador de 14 anos publicava discursos de ódio contra nordestinos, gays, lésbicas e outras minorias no Twitter

Foto: Reprodução/Redes Sociais

O atirador que baleou e esfaqueou até a morte uma aluna cadeirante no interior de uma escola pública no Oeste da Bahia na última segunda-feira, 26, tem apenas 14 anos e era estudante da escola.

O menino promovia discursos de ódio na internet e usou a arma do pai, que é policial reformado da Polícia Militar de Brasília. As informações são da Polícia Civil de Barreiras, município em que ocorreu o crime.

Comovidos, os estudantes da escola promoveram uma homenagem com orações logo após o ataque em memória da vítima. Trata-se de Geane Silva Brito, 19 anos, que cursava o 9º ano na Escola Municipal Eurídes Sant’Anna e morreu no local.

Atirador da Bahia tem 14 anos e usou arma do pai

Foto: Acervo pessoal/Reprodução

Colegas fizeram homenagem com orações à vítima do ataque

Foto: Acervo pessoal/Reprodução

Conforme divulgado pela polícia, o pai do atirador é um policial militar reformado de Brasília que havia se mudado recentemente para Barreiras.

O revólver usado pelo menino, segundo o pai em seu depoimento, estaria guardado embaixo de um colchão. A polícia vê inconsistências no depoimento.

“O pai disse que guardava a arma debaixo do colchão de uma cama e que o garoto não tinha acesso, mas não acredito nessa versão. Ele é um garoto bastante introspectivo que, nos últimos meses, passou a ficar muito tempo nas redes sociais. Os pais não sabiam os tipos de conteúdos que ele consumia na internet”, declarou o delegado Rivaldo Almeida Luz, após ouvir o pai do menor.

Ainda conforme as informações da Polícia Civil, o menino, cuja identidade não pode ser revelada por tratar-se de menor de idade, entrou pelo portão principal como os demais alunos.  A polícia também suspeita que o atirador teria passado em frente à unidade de ensino horas antes de cometer o crime.

Ataque foi anunciado no Twitter

Atirador da Bahia tem 14 anos e usou arma do pai

Foto: Reprodução/Twitter

Foto: Reprodução/Twitter

O ataque, inclusive, havia sido anunciado às 3h22min da madrugada, quatro horas antes de acontecer, por meio de post do garoto em seu perfil no Twitter.

Atirador da Bahia tem 14 anos e usou arma do pai

Foto: Reprodução/Twitter

Foto: Reprodução/Twitter

A rede social baniu o post da plataforma com a repercussão do caso. “Irá acontecer daqui 4 horas e eu tô bem de boa. Estou tão calmo, nem parece que irei aparecer em todos os jornais hoje”.

Mais cedo, a 1h26min, ele escreveu, “já está tudo comigo, agora é só esperar. Tudo pode acontecer nas próximas horas”.

No começo do mês de setembro o adolescente promoveu vários discursos de ódio com conotação preconceituosa contra minorias.

“Saí da capital para o merdeste, e nunca pensei que aqui fosse tão repugnante. Lésbicas , gays e marginais aos montes acham que são dignos de conhecer minha santidade. Os farei clamar pela minha misericórdia, sentirão a ira divina”, tuitou no dia 6 de setembro sob o codinome Hannya_88  ou @TheAlgizGod.

No mesmo dia postou: “Malditos vermes horríveis, vocês me causam vergonha de ser humano, como consequência, tornarei-me um símbolo de apatia, de punição e de que há resistência. E nem mesmo seus bebês infectados com seus bárbaros ensinamentos serão poupados, pois sou o contrário da misericórdia”.

Os apelidos usados pelo rapaz na plataforma invocam referências ao sânscrito e mitologia japonesa (hannya) e celta (algiz) e personagens de anime (desenho animado japonês adaptado de revistas mangá).

Como foi

Atirador da Bahia tem 14 anos e usou arma do pai

Foto: Polícia Civil

Foram encontradas pela polícia junto com o atirador, um revólver 38, uma faca de caça, uma touca ninja e uma bomba caseira

Foto: Polícia Civil

Eram passados vinte minutos da sete da manhã da segunda-feira, 26, quando o atirador de 14 anos, trajando roupa preta e escondendo o rosto com um capuz, entrou junto com os demais alunos pelo portão principal do Colégio Municipal Eurides Sant’Anna.  A sua roupa destoava do restante dos estudantes, que usavam o uniforme da escola: blusa branca e calça ou saia azul.

Um guarda da escola afirma que percebeu a entrada dele e correu para buscar ajuda depois que houve um disparo na sua direção.

O atirador carregava um revólver 38 carregado com seis balas, uma faca de caça e uma bomba caseira.

Na hora do ataque, 40 dos 400 alunos que estudam no turno da manhã estavam em formação “em guarda” na quadra de esportes, já que o colégio tem gestão compartilhada com a Polícia Militar.

O revólver do atirador negou fogo pelo menos duas vezes. Nisso, parte dos estudantes do pátio correram para os fundos da quadra e outros para a rua. Geane, de cadeira de rodas, ficou para trás.

Ela foi assassinada ali mesmo, onde seu algoz terminou de descarregar o revólver. Depois, não satisfeito, desferiu vários golpes de faca na menina.

ovem dispara arma em escola e mata aluna cadeirante

Foto: Reprodução/Redes Sociais

A estudante Geane da Silva Brito, 19 anos, foi baleada, recebeu golpes de faca e morreu no local.

Foto: Reprodução/Redes Sociais

Ainda não se sabe quem baleou o atirador

De acordo com a polícia, o colégio não tem câmeras de segurança, mas os investigadores procuram imagens de residências vizinhas. As aulas foram suspensas até o dia 3 de outubro.

Outra informação que foi confirmada pela investigação é que o atirador estava matriculado no colégio no período vespertino desde maio deste ano, mas acumulava faltas.

O adolescente também foi baleado durante o crime e socorrido na hora. Conforme o tenente coronel Fábio Santana, da Polícia Militar de Barreiras, os policiais que trabalham na escola estavam desarmados e os tiros que acertaram o menor “possivelmente partiu de uma pessoa que passava nas imediações no momento do ataque e que essa pessoa ainda não teria sido identificada”.

O jovem foi atendido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e encaminhado para o Hospital Geral do Oeste. Ele passou por uma cirurgia e o quadro de saúde é considerado estável.

Discurso de ódio

A Polícia Civil investiga algumas publicações em redes sociais atribuídas ao adolescente de 14 anos caracterizados como discurso de ódio. Conforme a polícia apurou até agora, o jovem atirador mantinha contato com Henrique Lira Trad, de 18 anos, que foi preso no dia 19 de agosto após tentar  invadir escola em Vitória (ES). A intenção de Lira era matar até 7 pessoas. Ele invadiu a escola com flechas, facas e uma bomba caseira.

Uma das linhas de investigação passa pelas ligações do atirador com organizações e outras pessoas que compartilham dos mesmos ideais do menor que executou o ataque.

Autoridades

Em nota, a Prefeitura de Barreiras lamentou o caso e disse que a Secretaria de Educação e a Polícia Militar acompanham e oferecem apoio e assistência aos estudantes e seus familiares.

“Em tempo, solidarizam-se com a família da aluna vitimada, expressando os mais profundos sentimentos neste momento de profunda dor e consternação”, afirma um trecho da nota.

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) também se manifestou por meio do Núcleo Territorial da Bacia do Rio Grande (NTE 11).

O órgão informou que uma equipe do NTE e psicólogos da SEC foram colocados à disposição para prestar atendimento e apoio socioemocional à comunidade escolar e aos familiares da vítima.

Leia também:

Jovem dispara arma em escola e mata aluna cadeirante

Prevenindo a violência nas escolas

Comentários