GERAL

Beatificação e canonização de Dom Helder Câmara avançam no Vaticano

Arcebispo de Recife e Olinda reconhecido por sua luta em defesa dos direitos humanos deverá receber o título de ‘venerável’ da Igreja Católica
Por Marcelo Menna Barreto / Publicado em 16 de novembro de 2022

Foto: CNBB/ Divulgação

Arcebispo de Recife e Olinda, Dom Helder pode ser beatificado e canonizado por defesa dos direitos humanos

Foto: CNBB/ Divulgação

O encerramento do 18º Congresso Eucarístico Nacional culminou com uma notícia que arrancou aplausos e gerou forte emoção no pátio da basílica de Nossa Senhora do Carmo, no centro do Recife.

O pedido de beatificação e canonização de Dom Helder Câmara avançou no Vaticano.

Toda a documentação enviada pela arquidiocese de Recife e Olinda foi validada pelo Dicastério da Causas dos Santos.

O processo é rigoroso, mas a expectativa é que o Papa Francisco declare o bispo, que é o Patrono dos Direitos Humanos no Brasil, venerável pela Igreja Católica Apostólica Romana.

A notícia foi dada pelo arcebispo de Recife e Olinda, Dom Fernando Saburido, à uma multidão que somava 20 mil pessoas que participaram da cerimônia, uma Missa no Marco Zero da capital pernambucana.

Dom Fernando leu o comunicado enviado pelo vice postulador da causa de canonização de Dom Helder, frei Jociel Gomes.

Tomados pela emoção, todos seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento até a basílica. Os restos mortais do religioso estão sepultados na Catedral de Olinda.

Comunicado

“Doravante, solicitaremos a nomeação de um Relator e iniciaremos a elaboração da Positio, que será, posteriormente, analisada pelas comissões de historiadores, teólogos, bispos e cardeais, a fim de que deem os seus pareceres. Com a aprovação destas comissões, o Papa poderá declará-lo venerável”, diz o comunicado do Vaticano.

Para Dom Fernando, trata-se de “uma grande alegria que encheu os corações e vamos rezar para que o quanto antes possamos ver este processo caminhar e termos no futuro a satisfação de ter Dom Hélder, este grande bispo da nossa Igreja, como um santo, alguém que mereceu o reconhecimento da Igreja pelas suas virtudes, pelos seus valores, sendo um modelo de vida para todos nós”.

Papa já chamou Dom Helder de santo indiretamente

Em 21 de dezembro de 2020, o Papa Francisco já demonstrou sua admiração por Dom Helder.

Em discurso de felicitações de Natal proferido à Cúria Romana, Francisco sem citar o nome do religioso que faleceu em 27 de agosto de 1999 disse:

“Recordo o que dizia aquele santo bispo brasileiro: “Quando me ocupo dos pobres, dizem de mim que sou um santo; mas, quando me pergunto e lhes pergunto: ‘Por que tanta pobreza?’, chamam-me comunista’”.

A omissão do nome de Dom Helder tem motivos que esbarram na tradição católica. Há os que dizem que ao se referir a uma pessoa como santa, um pontífice o declara de imediato.

Isso chegou a dizer ao Extra Classe o cardeal Dom Paulo Evaristo Arns em entrevista. Segundo ele, ao ser indagado pelo Papa Paulo VI sobre o que pensava de Dom Helder, disse que o considerava um grande místico. A ideia segundo o cardeal, que já considerava Dom Helder um santo em vida, evitar possível constrangimento ao pontífice.

Comentários